Manaus, 17/04/2021

Amazonas

120 Professores Morreram de Covid-19 No Amazonas Em 2020/2021

120 Professores Morreram de Covid-19 No Amazonas Em 2020/2021
28/02/2021 09h19

O dado é alarmante e preocupante, mas, reflete em uma triste realidade vivida por nossos educadores em todo Amazonas. É claro que não gostaríamos de divulgar esses dados, porém, se faz necessário. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Amazonas ( SINTEAM), já cerca de 120 profissionais da educação que perderam suas vidas em decorrência do Covid-19.

Professores de Professoras que tinham poucos ou muitos anos de magistério, que além de contraírem o vírus, ainda contaminaram de forma involuntária seus familiares. Os casos são diversos, vai desde contaminação contraída fora de casa, como nas dependências de suas escolas, raras, mas, que aconteceu. Essa catástrofe tem inclusive feitos alguns profissionais tentarem antecipar suas aposentadorias ou pedir desligamento de suas atividades por temerem ser contaminados. Pessoas cheias de vidas, de sonhos, que amavam o que faziam, ensinar. Existe hoje a necessidade urgente, desses profissionais serem colocados como prioridade na fila da vacina já nesse lote que chegou, isso é uma sugestão minha, Marcelo Generoso, para que algum Vereador ou Deputado representante da educação, crie em regime de urgência um projeto de lei, incluindo nossos educadores na fila de prioridades, esse número de mortes citados nessa matéria é extremamente preocupante, nossos alunos precisam voltar em segurança, esse é um apelo não apenas meu como pai, mas, de milhares de pais e profissionais do nosso estado.

A secretaria de educação do Amazonas, por meio do seu secretário Luiz Fabian, informou que tem dado toda a assistência familiar desses profissionais que infelizmente, perderam a batalha para o vírus e que, já descontaminou mais da metade das escolas, assim como a secretaria municipal de educação ( SEMED) representada pelo secretário Ex-Deputado Federal Pauderney Avelino (DEM). Ambos as secretarias tem mantido esforços concentrados para coibir o avanço do vírus, e ambas mantém desde ano passado as aulas remota, que começou com a SEDUC-AM e foi copiada pelo resto de Brasil.

Aproveito, e sugiro para ambas as secretarias que voltem a descontaminar todas as escolas no mês antes do retorno das aulas presenciais, e, que disponibilize para os professores (as) e estudantes um kit de vitaminas para o aumento da imunização. O mesmo pode ser feito pelas secretarias dos outros munícipios que compõem o estado do Amazonas. O Portal do Generoso quer saber, como estão sendo tratados os alunos e professores do seu munícipio? Mande sua sugestão e denúncia para nosso WhatsApp 92 91102727. Da redação: Marcelo Generoso.

120 professores já morreram em decorrência do covid-19