Manaus, 23/05/2022

Cultura e Entretenimento

1ª Edição do divas do festival traz ex-cunhas que fizeram história

As ex-cunhãs fizeram história no Festival Folclórico de Parintins. Foto: Reprodução.
As ex-cunhãs fizeram história no Festival Folclórico de Parintins. Foto: Reprodução.
01/04/2022 13h45

Alessandra Brasileiro e Tatiane Barros tem marca registrada no festival de Parintins 

As ex-cunhãs do boi – bumbá Garantido, Alessandra Brasileiro e Tatiane Barros participam da 1ª Edição do “Divas do Festival” que acontece no dia 9 de abril, a partir das 19h na Casa de Cultura Luar de Uaicurapá, localizado na avenida Rio Madeira, nº 452, Nossa Senhora das Graças.O evento vai contar com as apresentações de Arlindo Neto, Mara Lima, Edilson Santana e Fellipe Jr, que prometem levar ao palco sucessos antológicos que marcaram festivais e a trajetória das ex-cunhãs, uma apresentação especial está sendo preparada para homenagear os ex-itens campeãs do festival de Parintins.

História
Na língua Tupi, “Cunhã-poranga” significa “mulher bonita da aldeia”. Sua presença na arena do boi é a mistura de história com misticismo. A lenda indígena acredita que esta mulher de beleza exuberante possua poderes míticos que a aproximam dos deuses.

Alessandra Brasileiro defendeu o item por quatro anos consecutivos, de 1998 a 2001. Ela conta que relembra com carinho a fase de muita representatividade. “Disputei com três contrárias diferentes e sempre obtive a vitória. Foi um grande prazer defender as cores do meu boi Garantido, defendi com muita garra e orgulho”, disse Alessandra.

Já Tatiane Barros foi cunhã-poranga durante 10 anos, de 2004 a 2014. O momento mais marcante para a artista foi num momento de superação de todas as barreiras em defesa do item do boi Garantido.

“A apresentação que mais marcou foi do ano do centenário do boi Garantido, em 2013. Foi um ano de verdadeira superação. Torci o tornozelo um dia antes do festival, na passagem de som. Foi uma loucura tudo isso”, relembrou Tatiane. Parintinense, Tatiana conta orgulhosa dos anos que defendeu as cores vermelha e branca.

Programe-se:
O quê: 1ª Edição do divas do festival traz ex-cunhas que fizeram história
Quando: dia 9 de abril (sábado), a partir das 19h.
Onde: Casa da Cultura Luar Uiacurapá (avenida Rio Madeira, nº  452 – Nossa Senhora das Graças).
Centrais de vendas:  (92) 98437 – 3672.

Com informações da assessoria 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.