]

Manaus, 25/10/2021

Economia

A importância do planejamento para seu negócio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
31/08/2021 15h00

Gerir um negócio não é tarefa fácil, mas também não precisa ser um “monstro de sete cabeças”. Para o sucesso de um novo empreendimento, é preciso muita organização e disciplina, com conhecimento de área, estruturação, pontos que as vezes podem ser deixados de lado na ânsia de iniciar seu projeto. A cada dia mais as informações e a ajuda necessária estão ao alcance de quem precisa de forma facilitada e prática.

No processo de abertura de uma empresa, é essencial o planejamento financeiro. Perguntas do tipo: ‘Quanto eu tenho para investir?’ ou ‘O valor que tenho cobre meus gastos com o negócio por quanto tempo?’ fazem parte da gestão financeira, que deve ser compreendida e implantada desde o começo. Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apontou que 17% dos entrevistados, que precisaram fechar seu empreendimento, não tinham um plano de negócios estruturado no início da empresa, o que demonstra a necessidade de se planejar para ter bons resultados.

O contador e CEO da F12 Contabilidade, Fernando Fernandes, chama a atenção para três pontos essenciais nesse processo. “É preciso investir em conhecimento, ferramentas e ter muita disciplina. Isso é fundamental para o sucesso e a longevidade do negócio”, afirma.

Seguindo os pontos propostos por Fernando, o primeiro passo é o conhecimento, ou seja, entender da área onde você está entrando, produtos, fornecedores, gastos, todo o contexto que envolve, e conhecer os assuntos e itens relacionados a negócios. “É importante compreender o conceito dos termos, o que é lucro, receita, despesas e como isso afeta sua empresa. Esses fatores variam de acordo com o tamanho do negócio, segmento e é importante estar bem claro”, explica Fernando.

Encontrar informações sobre o assunto não é uma tarefa difícil, uma vez que a internet abre espaços para divulgar conhecimentos e troca de experiências, o que facilita a busca, mas é importante se atentar à fonte de pesquisas, para que seja confiável e realmente possa agregar. Para quem procura um lugar físico, há instituições que  oferecem cursos, oficinas e até mesmo consultorias em busca de ajudar o empresário a manter o bom funcionamento do seu negócio.    Após o primeiro passo, agora é o momento de buscar ferramentas para colocar em prática. O avanço tecnológico impacta mais uma vez, já que há a cada dia novos instrumentos para ajudar, como programas de computador e aplicativos para celular. “Usar essas ferramentas torna mais claro e prático o acompanhamento do seu negócio e seus números”, recomenda Fernando.

Há no mercado plataformas desde as mais simples como o Excel, presente na maioria dos computadores de uso doméstico, onde podem ser feitas planilhas para organização até as mais completas como Nibo, Conta Azul, Zero Paper entre outras, voltadas aos donos de negócios de todos os portes e que ajudam com controle financeiro, fluxo de caixa, fundamentais na gestão das finanças.

Unindo o conhecimento adquirido e as ferramentas disponíveis se torna mais fácil a visualização de como anda seu negócio, partindo desse ponto você pode avaliar indicadores de como estão as vendas, preços, comportamento dos clientes e ir realizando as mudanças necessárias para que seu negócio tenha sucesso e se adapte às realidades apresentadas.

No começo o assunto pode parecer complicado, talvez até um mundo difícil de entrar, mas com tempo, paciência, dedicação e disciplina a pessoa percebe que é possível sim entender como funciona o mundo dos negócios e prosperar com sua empresa. Aliás, a gestão financeira é um tema que pode ir além do empresarial, sendo levado também para a organização pessoal das finanças, com o mesmo foco e uso de ferramentas. Afinal, não é bom chegar no dia do pagamento sabendo para onde vai o dinheiro, quanto sobra e o que você pode fazer? Invista em conhecimento, pesquise e use todas as ferramentas disponíveis para te ajudar.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.