Manaus, 23/04/2024

Política

A redução da alíquota do imposto de importação de bicicletas afetará drasticamente a ZFM diz Senador

A redução da alíquota do imposto de importação de bicicletas afetará drasticamente a ZFM diz Senador
19/02/2021 11h01

BRASÍLIA| A assessoria econômica do senador Plínio Valério (PSDB-AM) divulgou hoje uma nota técnica explicando a péssima repercussão que terá para a Zona Franca de Manaus a resolução do presidente Jair Bolsonaro reduzindo a alíquota do Imposto de Importação das bicicletas de forma escalonada, caindo de 35% em março de 2021 para 20% em janeiro de 2022. O impacto negativo afetará os empregos na ZFM, que produz 57% das bicicletas fabricadas no país e o Imposto de Importação, juntamente com o Imposto sobre Produtos Industrializados, é um dos principais tributos que integram a cesta de incentivos do Polo Industrial de Manaus.

Segundo a nota técnica da assessoria de Plínio, ao reduzir a alíquota desse imposto, a medida irá alterar sensivelmente a competitividade dos bens produzidos no País e, mais ainda, o da Zona Franca de Manaus, uma vez que tornará o produto importado mais barato do que o produzido no Brasil.

“O setor gera 3.000 empregos diretos e 2.000 indiretos. Serão centenas de famílias impactadas com essa medida e toda a cadeia resultante da geração de renda como a arrecadação de tributos e a sua aplicação no bem-estar da população. O Amazonas está sendo afetado enormemente pela pandemia da Covid, o que exigiu medidas severas de isolamento social, atingindo diretamente a economia do Estado. Essa decisão do Governo Federal não abala só a Zona Franca de Manaus, mas as indústrias instaladas no país pois há também produção de bicicletas em outras Unidades Federadas. A redução da alíquota do Imposto de Importação gerará desemprego no Brasil”, diz a nota.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.