Manaus, 18/05/2024

Amazonas

A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE REALIZA ABERTURA OFICIAL DA CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO

FOTOS: Divulgação/ Susam e Bruno Zanardo
FOTOS: Divulgação/ Susam e Bruno Zanardo
03/12/2019 15h30

Com o slogan “Faça o teste! Viver sem dúvida é melhor”, nesta quarta-feira (4/12), no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza a abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids comemorado no dia 1º de Dezembro.

A campanha busca dar maior visibilidade à importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento, além de incentivar práticas saudáveis para uma maior expectativa de vida.

Em 2019, o Governo do Amazonas descentralizou o serviço de diagnóstico disponibilizando o acesso ao teste de rápido em mais três unidades de saúde, nas quais foram implantados os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Agora, além da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Fundação Alfredo da Matta (Fuam), os testes são realizados na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, na Policlínica Antônio Aleixo e Centro de Atenção Integrada à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana.

De acordo com secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, a descentralização do serviço deu mais opções para o usuário fazer o teste. “Nossa gestão tem trabalhado para ampliar a oferta de testes rápidos com a descentralização do serviço e a abertura de CTAs, o que gerou um aumento de 31,2% no número de testes realizados na capital este ano”.

Para Evelyn César Campelo, enfermeira da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, a campanha ajuda a fortalecer junto à população a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficientes serão nossas políticas de combate ao HIV/Aids e tratamento da doença para a quebra do ciclo de transmissão”, afirma ela.

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X