Manaus, 17/05/2024

Política

ADJUTO AFONSO ALERTA PARA PRAZO DO DECRETO QUE PODE REDUZIR IPI DOS CONCENTRADOS DA ZFM

ADJUTO AFONSO ALERTA PARA PRAZO DO DECRETO QUE PODE REDUZIR IPI DOS CONCENTRADOS DA ZFM
24/09/2020 15h35

O deputado Adjuto Afonso (PDT) chamou a atenção nesta quinta-feira, 24, para a vigência do Decreto 10.254/2020, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que estabeleceu para 8% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do setor de concentrados de refrigerantes no Polo Industrial de Manaus (PIM). A validade encerra no próximo dia 30 de novembro e coloca em risco a permanência de empresas do PIM que atuam nesse segmento, caso não seja prorrogado com essa porcentagem.

“Eu gostaria de conclamar toda a nossa bancada. Na hora que perde a validade, automaticamente já passa a vigorar o outro decreto de 4%. Nós sabemos o quanto isso nos preocupa. Se esse decreto voltar nesse percentual o desemprego será bem maior. Vou encaminhar um requerimento para nossa bancada para que se antecipe junto ao Ministério da Economia para que esse decreto não venha prejudicar ainda mais a Zona Franca de Manaus”, disse o parlamentar.

Em 2018, o então presidente Michel Temer reduziu o incentivo de 20% para 4%. Após reivindicações do setor, a alíquota do IPI passou para 12% no primeiro semestre de 2019. Porém, baixou para 8% no segundo semestre.

Com o decreto assinado pelo atual presidente, a alíquota foi mantida em 8% até 30 de setembro e subiu para 10% em outubro. Porém, o decreto venceu no dia 31 de dezembro e o incentivo, em 2020, voltou a ser de 4% até a assinatura do decreto 10.254/2020.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X