Manaus, 06/10/2022

Cidade

Alfaia comemora definição de Atelier Cláudio Andrade como Patrimônio Cultural

Alfaia comemora definição de Atelier Cláudio Andrade como Patrimônio Cultural
19/08/2022 09h21

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta quarta-feira (17/08/2022) em plenário, o Projeto de Lei nº 543/2021, cujo objetivo é reconhecer o Studio Atelier Cláudio Andrade como Patrimônio Artístico e Cultural de Natureza Material, localizado na avenida Adolfo Ducke, nº 165, dentro da reserva ecológica Acariquara, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.

“Há anos o Studio Cláudio Andrade tem exercido um papel importantíssimo na sociedade amazonense, pois tem valorizado a Amazônia ao exibir plantas regionais, e também expondo diversas obras que rementem a cultura dos povos tradicionais e ribeirinhos. Com o avanço das tecnologias e consequente globalização, muito do nosso folclore tem sido esquecido, e este Projeto vem para valorizá-lo”, defendeu Alfaia.

O vereador Eduardo Alfaia (PMN), membro titular da 10ª Comissão de Turismo, foi coautor junto aos parlamentares Kennedy Marques (PMN), David Reis (Avante), João Carlos (Republicanos), Marcel Alexandre (Avante), Peixoto (PROS), Professor Samuel (PL), Raiff Matos (DC), William Alemão (Cidadania) e Yomara Lins (PRTB).

Sobre o artista

O local, que é comumente escolhido como cenário para ensaios fotográficos e visitas turísticas, recebeu o nome do seu idealizador. Cláudio Andrade é um artista plástico que desenvolveu suas próprias técnicas de pintura tradicional e de alto-relevo, e também de escultura. Suas obras têm como principal objetivo representar a realidade amazônida aos seus visitantes.

Além da principal vitrine, o Studio Atelier que possui 40 anos, Andrade expõe seus quadros em São Paulo e Paris, entretanto, seu maior sonho era radicar-se no Amazonas e ver o seu espaço sendo reconhecido como um Patrimônio Cultural do município, e com a futura sanção desta lei pelo prefeito de Manaus, será afortunado eu com esta honra.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.