Manaus, 06/07/2022

Amazonas

ALUNOS DA ZONA RIBEIRINHA CONHECEM PREFEITURA DURANTE ATIVIDADE EXTRACLASSE

ALUNOS DA ZONA RIBEIRINHA CONHECEM PREFEITURA DURANTE ATIVIDADE EXTRACLASSE
01/10/2018 20h30

Cinco alunos da Escola Municipal São José 1, localizada na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, no Tarumãzinho, zona rural ribeirinha, tiveram na manhã desta segunda-feira, 1º/10, um passeio pela estrutura da Prefeitura de Manaus, acompanhado pelos familiares e professor, como premiação por terem vencido o 1º Concurso Procurumim de Robótica.

 A atividade extraclasse contou com visita à sede Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, onde conheceram a rotina de trabalho da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Logo depois, foi a vez de conhecer a Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque Dez, onde foram recebidos pela secretária Kátia Schweickardt e a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano.

 No órgão, os alunos acompanharam parte da reunião de análise pedagógica dos resultados da 2ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE de 2018, visitaram a Divisão de Gerência de Tecnologia da Informação (Dgti), o Departamento de Gestão Educacional (Dege) e ainda a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE).

 A secretária explicou para os estudantes sobre as atividades que são desenvolvidas na Semed e a importância de continuar estudando. “É uma felicidade muita grande receber essas crianças em um momento que nós também estamos em estudo, analisando onde os nossos alunos estão tendo mais dificuldade. Eles estão conhecendo como é nosso dia a dia e a importância de nunca parar de estudar”, comentou.

 Os alunos da unidade de ensino criaram 22 robôs, sendo quatro classificados para participar da exposição com outras escolas do projeto Procurumim, que acontece no fim do ano. Os robôs foram feitos com materiais reciclados, madeira e papelão.

O professor e coordenador do Procurumim na escola, Paulo Gravata, disse que a visita é uma forma de mostrar para os alunos como funcionam os vários setores que compõem a Prefeitura. “Nós poderíamos ter escolhido um passeio pelos pontos turísticos de Manaus, mas achamos melhor conhecer como funciona a prefeitura e a Semed. Eles estão tendo uma aula diferenciada sobre os vários tipos de profissões, visitando os vários setores, a fim de que ampliem a visão do mercado de trabalho”.

 O aluno Janderson Serafim Meira, 9, do 4º ano, desenvolveu o robô guerreiro, feito de madeira. Esse foi o primeiro robô criado por ele e contou com o apoio do pai. “Eu peguei a madeira no quintal de casa mesmo, cortei a madeira com a ajuda do meu pai e fui montando. Fiquei muito feliz com o resultado”, disse ele.

“Estou muito orgulhosa em ver que os meus netos estão recebendo uma educação que eu não pude ter. Ele montou sozinho o robô pedindo caixa de papelão nos mercadinhos próximos de casa, tudo ele tirou da cabeça dele”, mencionou Mariza de Castro, avó dos alunos Paulo dos Santos, 9, do 3º ano, e Agatha Teixeira, 7, do 2º ano.

 Para finalizar o passeio, as crianças almoçaram em um restaurante regional, na zona Sul, e depois tiveram um momento de descontração indo ao cinema em um shopping de Manaus.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.