Manaus, 19/04/2024

Amazonas

AM tem nove cidades na lista nacional de situação de emergência por conta de desastres naturais

Seca em Tefé foi uma das maiores registradas em 2022. — Foto: Baltazar Ferreira/Secom Prefeitura de Tefé
Seca em Tefé foi uma das maiores registradas em 2022. — Foto: Baltazar Ferreira/Secom Prefeitura de Tefé
01/03/2023 13h20

O Amazonas tem nove municípios na lista de cidades brasileiras em situação de emergência por conta de desastres naturais, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A lista foi divulgada nessa segunda-feira (27).

Segundo a pasta, o Brasil tem, atualmente, 1.364 municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres naturais. Os estados de Minas Gerais e São Paulo concentram a maior quantidade de cidades nessa situação.

Na lista, estão as cidades amazonenses de Alvarães, Amaturá, Careiro, Careiro da Várzea, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Tefé e Uarini.

Com o reconhecimento, as cidades estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

Ao todo, serão repassados de mais de R$ 155,2 milhões para ações de resposta e reconstrução em vários desses municípios.

“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre para fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil para fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre”, ressaltou o ministro Waldez Góes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.