Manaus, 23/04/2024

Esportes

Amazonas FC Afirma Que Emenda Vai Beneficiar Milhares de Crianças

25/05/2023 16h14

Durante a tarde de hoje, o presidente do Amazonas FC, Wesley, cedeu entrevista exclusiva ao editor chefe do Portal do Generoso, Marcelo Generoso onde afirma que estão fazendo maldade e expondo seu nome de forma covarde e leviana sem se quer dar espaço para os devidos esclarecimentos. ” Estou muito decepcionado Generoso com os ataques estamos sofrendo por parte da imprensa e de alguns parlamentares que tentam atingir a deputada Joana Darc e de tabela querem manchar a história de um time que é só orgulho para o Amazonas. Quem está no criticando será que já se perguntou quantos empregos o Amazonas FC gera e vai gerar? Quantas crianças serão beneficiadas? Quantas famílias serão atingidas pelo projeto? Não vou aceitar que coloquem meu nome em xeque, tudo para denegrir a Joana Darc. Seria fato dela está em ascensão? Eu não tenho culpa se os outros times não são articulados, não conseguem emendas porquê alguns estão com contas reprovadas e não tem certidão de débito quitada e nós do Amazonas FC temos tudo isso e muito mais. Nosso time que leva o nome do nosso estado, é motivo de orgulho, com quatro anos de existência é um dos sessenta melhores times de futebol do Brasil. Com quatro anos de existência já estamos na série C indo para B e isso não conta?

A maioria dos jornalistas não tomaram o cuidado de ler a justificativa, e puxar o projeto que está no portal transparência, querem nos jogar contra a população como se a gente estivesse roubando. Convido à todos que venham conhecer de perto o projeto GUARDIÕES DA FLORESTA, vou inclusive convocar o MPE e o TCE para ver de perto a execução de cada centavo destinado não ao time, mas, aos projetos sociais que estão promovendo. Vou acionar nosso jurídico e ir até o fim para provar nossa idoneidade finalizou.

Abaixo a justificativa do projeto.

  5.1. Objeto             Apoio financeiro para fomento à prática esportiva e ao alto rendimento por intermédio da Associação Amazonas FC, mediante patrocínio para atender a realização do Projeto Guardiões do Futebol, a fim de combater de forma preventiva a criminalidade juvenil e a vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de ações esportivas e de lazer, contribuindo para a inclusão social, construção da cidadania e democratização do esporte.  
  5.3. Objetivo Geral             Apoiar os núcleos de futebol na capital e interior do Amazonas, contribuindo com a prática esportiva na formação integral de crianças e jovens na faixa etária de 07 a 21 anos, assegurando a melhoria na qualidade de vida e possibilitando o desenvolvimento dos aspectos afetivos, cognitivos, sociais e culturais, na qualidade de instrumentos para a formação de atletas e alcance de um futuro melhor.  
  5.4. Objetivo Específico               1. Verificar nos núcleos, organizações esportivas de futebol amador, onde coexista a função educativa e participativa para a realização das atividades do Guardiões do Futebol;           2. Cadastrar nos núcleos, as organizações identificadas para dar acesso à prática esportiva aos clubes de base na capital e interior do estado do Amazonas;           3. Favorecer condições adequadas e materiais apropriados, aos beneficiários, para o desenvolvimento técnico específicos de cada núcleo e atividades realizadas no projeto;           4. Prestar apoio aos núcleos de futebol nas bases da capital e interior do Amazonas na descoberta de novos talentos mediante eventos e ações que possibilitem um ponto de partida para um possível progresso social, visando à propagação do esporte e profissionalização desses atletas;           5. Oferecer atividades de esporte nos núcleos, desenvolvendo ações que estimulem os beneficiários à prática da atividade física e social, com o intuito de adoção de um estilo de vida mais saudável, através da oportunidade ao acesso à prática de atividade física, esporte e lazer.           6. Promover a integração entre os beneficiários, familiares e a comunidade, com participação direta ou indireta dos mesmos.  
  5.5. Fundamentação Legal para o Patrocínio             O Amazonas FC visa gerar uma identificação e reconhecimento do patrocinador por meio da iniciativa patrocinada, bem como ampliar relacionamento com público de interesse, propagação das marcas, serviços, programas e políticas de atuação do patrocinador.           Vale ressaltar, para que se tenha uma plena viabilidade de Patrocínio, precisa se observar aspectos formais e materiais quando da construção do projeto, por serem fatores imprescindíveis à apreciação do pretenso patrocinador, a ser elaborado com esmero a fim de demonstrar de forma clara e objetiva a descrição da iniciativa a ser realizada, apresentando suas características, as justificativas e a metodologia de execução do projeto.           No presente caso, o patrocínio ora pleiteado tem seu recurso advindo de Emenda Parlamentar, é legal e juridicamente possível, por se tratar de um produto exclusivo do clube, onde o objetivo é a manutenção de seus elencos da categoria de Base ao Profissional.           Lei 8666/93, artigo 25, que trata da Inexigibilidade de Licitação. Decreto 43.868/2021 artigos 1º e 2º que regulamenta as concessões de Patrocínios Esportivos no âmbito do Governo do Estado do Amazonas por meio da FAAR – Fundação Amazonas de Alto Rendimento.  
  5.6. Justificativa             O futebol enquanto prática esportiva, chegou na região Amazônica no início do século XX e era praticado pela elite da sociedade amazonense da época, onde os seus servidores e empregados, eram usados nessa atividade como uma espécie Sparrings (times reservas) para treinar o time principal formados basicamente por empresários e membros da nobreza local.           O ano de 2014, com o advento da COPA do MUNDO, deixou vários legados, como as edificações dos novos estádios na cidade de Manaus que compõem as praças esportivas do estado, entre eles o Carlos Zamith, Ismael Benigno (Colina) e a Arena da Amazônia. A partir destes eventos, percebe-se assim um claro ressurgimento do futebol amazonense na última década com a conquistas dos acessos à Série C do Campeonato Brasileiro por clubes recém Criados como o Amazonas FC. Vale ressaltar que havia mais de duas década que nenhum clube profissional ascendia de divisão.           Quando analisamos a cadeia produtiva do Futebol, enquanto esporte de formação até as categorias profissionais, percebemos que pouco se fez nos últimos anos em relação a inclusão do futebol como prática esportiva na infância, passando pelo desenvolvimento das categorias de base dos clubes (Sub-07, Sub-09, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Sub-21), e assim potencializando o futebol como vetor de socialização e formação de cidadãos.           O Amazonas FC acredita que o processo produtivo de atletas de Futebol precisa iniciar com um trabalho consistente e abrangente nas escolinhas fundamentais de base, onde o acesso por meio de programas sociais seja possível, atingindo as periferias da cidade de Manaus chegando até os municípios mais distantes do Estado do Amazonas, afinal é impossível prever onde nascerá o próximo Pelé, porém o que acreditamos é que se prepararmos um solo fértil, é possível que isso ocorra aqui no nosso estado. Sabemos que os caminhos seguidos até aqui não estão alinhados com o propósito de FAZER FUTEBOL NA SUA ESSÊNCIA transformando o esporte mais popular do mundo na mais PURA ARTE BRASILEIRA.           A prática de futebol no estado do Amazonas traz um número alarmante, onde 90% dos atletas que compõem as equipe profissionais, são formados em outros estados, uma clara evidência que no estado do Amazonas, não estamos formando ATLETAS de maneira adequada e nem em quantidade suficiente para suprir as demandas existentes. Nesse ínterim, o AMAZONAS FC propõe o projeto “Guardiões do Futebol”, que visa desenvolver o Futebol desde a sua origem, passando pelas categorias de base e chegando até o time profissional, compondo assim a cadeia perfeita de formação de atletas, por meio de inclusão social e educação, captando talentos, formando cidadãos e fortalecendo o esporte amador e profissional do Estado do Amazonas.
  5.7. Público Beneficiário (Direto e Indireto):             Beneficiários Diretos: 12 mil crianças e jovens na faixa etária de 07 a 21 anos;           Beneficiários Indiretos: 60 mil pessoas com vínculos familiares dos atletas.  
  5.8. Meta de Atendimento             Patrocínio Desportivo para atender 12 mil crianças e jovens na faixa etária de 07 a 21 anos, e 60 mil pessoas com vínculos familiares dos atletas, no período de 12 meses.  
5.9. – Celebração do Termo de Projeto de Patrocínio: março/2023
5.9.1. Período de Referência da Execução:Início:  março/2023Término: dezembro /2023
  6.10. Metodologia da Proposta             A execução do Guardiões do Futebol, será realizada por meio do patrocínio entre a Fundação Amazonas de Alto Rendimento – FAAR e a Associação Amazonas FC.           Caberá a Equipe da Sede do Projeto convergir-se com as Equipes dos núcleos de base para orientação e acompanhamento das ações e atividades desenvolvidas.           As ações do projeto serão acompanhadas pela coordenação designada pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento – FAAR e por representantes da Associação Amazonas FC a qual será apresentado o andamento das atividades por meio da Equipe Técnica do projeto.           1. Identificação e Cadastro:           Na fase inicial, será realizada a seleção das organizações esportivas identificados na capital e interior do Amazonas designado por zonas, totalizando 21 núcleos nos bairros de Manaus, 06 núcleos na região metropolitana e 19 núcleos no interior: Zona Norte: Cidade Nova, Nova Cidade, Cidade de Deus, Novo Aleixo, Santa Etelvina;Zona Sul: Petrópolis, Japiim;Zona Centro Sul: Flores, Parque 10 de Novembro;Zona Oeste: Compensa, Tarumã;Zona Centro Oeste: Alvorada, Redenção;Zona Leste: Mauzinho, Puraquequara, Colônia Antônio Aleixo, Zumbi dos Palmares, Armando Mendes, Jorge Teixeira, São José Operário, Coroado. Região Metropolitana: Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Autazes, Careiro;Interior: Parintins, Coari, Tabatinga, Maués, Tefé, Manicoré, Humaitá, Eirunepé, Ipixuna, São Gabriel da Cachoeira, Borba, Codajás, Anori, Barcelos, Beruri, Anamã, São Paulo de Olivença, Benjamim Constant, Boa Vista do Ramos.             Este projeto divide-se em 2 etapas distintas e correlacionadas: NÚCLEO DE ESCOLINHAS DE FORMAÇÃO, NÚCLEO DE CATEGORIAS DE BASE.           1ª ETAPA – NÚCLEO DE ESCOLINHAS DE FORMAÇÃO: Serão criados 46 Escolinhas, sendo 21 na capital, 06 na região metropolitana e 19 no interior, com o objetivo de formar atletas a partir de 7 anos de idade, tendo como foco o desempenho escolar e o acompanhamento familiar. Todos os alunos contarão com material esportivo necessário para às aulas e os seus familiares serão contemplados com apoio social e subsídios de alimentos, com o objetivo de minimizar os riscos sociais destes alunos. O Objetivo é atingir 12 mil alunos diretamente e 60 mil pessoas em todo o estado do Amazonas. Periodicamente o AMAZONAS FC fará peneiras de atletas, para selecionar os melhores alunos com o objetivo de compor os time das de CATEGORIAS DE BASE do AMAZONAS FC.           2ª ETAPA – NÚCLEO CATEGORIAS DE BASE: O projeto apoiará todas as categorias de Base do AMAZONAS FC, entre elas categoria SUB-07, SUB-09, SUB-11, SUB-13, SUB-15, SUB-17, SUB-19 e SUB-21 (Aspirantes). Todos os equipamentos de treino, logística (viagens e deslocamentos), e alimentação serão contemplados pelo projeto com o objetivo de disputar competições oficiais da Federação Amazonense de Futebol, formar e revelar talentos amazônicos, criando opções de mão de obra para o time profissional do AMAZONAS FC e demais equipes amazonenses. Periodicamente serão realizadas seletivas nas categorias SUB-19 e SUB-21, para identificar atletas que podem ser profissionalizados para compor a equipe profissional.            3. Apoio aos núcleos de base da capital, região metropolitana e interior do Amazonas:           As ações serão monitoradas pela equipe técnica designada pela Gestão de Planejamento, à qual será apresentado o andamento dos serviços executados pela equipe técnica do projeto, sendo esta responsável por acompanhar e levantar as informações para formulação dos relatórios de acompanhamento do referido projeto, acompanhar, supervisionar as atividades, monitorar e avaliar os processos de rendimento das ações.           No entanto, o Amazonas FC oferecerá todo o material necessário para a execução das atividades nos núcleos, buscando com isso o efetivo sucesso e alcance de todas as etapas propostas pelo projeto. Compreendemos a necessidade de se oferecer os materiais completos para todos os núcleos participantes do projeto, devido à grande carência de recursos financeiros, sendo que, em alguns casos extremos, clubes deixariam de participar por não possuírem materiais adequados para a prática esportiva.           Contudo, para que o acompanhamento seja eficaz, a Equipe do Projeto realizará viagens com deslocamento aos 25 núcleos no interior supracitados conforme demanda, garantindo condições adequadas para as atividades a serem ofertadas.   Etapa 4. Campanhas Socioeducativas com a logomarca do Patrocinador do Governo do Estado do Amazonas.           O Amazonas FC promoverá e divulgará campanhas socioeducativas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, erradicação da pobreza, combate a fome e campanha antidrogas.           Nessa perspectiva, é notório a realização do Projeto Guardiões do Futebol, vez que conforme os princípios estabelecidos na Constituição Federal, Constituição do Estado do Amazonas e políticas desenvolvidas pela FAAR no âmbito do nosso Estado, pois garantir a participação dos menos favorecidos a eventos dessa natureza é cumprir com a função social para a qual foi concebida que se encontra firme à missão da FAAR.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.