Manaus, 18/05/2024

Amazonas

AMAZONAS FICOU EM PRIMEIRO LUGAR NO RANKING NACIONAL NO ACOMPANHAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA NA ÁREA DE SAÚDE

AMAZONAS FICOU EM PRIMEIRO LUGAR NO RANKING NACIONAL NO ACOMPANHAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA NA ÁREA DE SAÚDE
05/02/2020 16h51

O Amazonas ficou em primeiro lugar no ranking nacional como o estado brasileiro que, em 2019, melhor acompanhou os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) em relação às condicionalidades na área de saúde. De acordo com o balanço, 87,46% dos beneficiários do PBF foram acompanhados no estado. Os dados finais foram divulgados na terça-feira (04/02), pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Ministério da Saúde.

Dos 916.717 beneficiários do Bolsa Família no Amazonas, 801.789 tiveram o perfil de saúde acompanhado pelos municípios.

A meta de acompanhamento das condicionalidades de saúde para o estado era de 80,5%. Com esse percentual, o Amazonas liderou o ranking, seguido pelos estados de Minas Gerais (86,48%), Tocantins (86,37%) e Ceará (85,98%).

De acordo com o secretário de saúde, Rodrigo Tobias, o resultado deve-se à boa resposta dos municípios do interior quanto ao fortalecimento das políticas de atenção básica.

“Precisamos destacar que o protagonismo por esse resultado é dos municípios que, impulsionados pelo Dabe (Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas da Susam), conseguiram obter números expressivos no acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família, no que diz respeito à atenção em saúde”.

Destaques

Três municípios alcançaram 100% no acompanhamento das condicionalidades em saúde do PBF: Amaturá, Uarini e Urucurituba. Os demais municípios variaram entre 99% e 76%. A capital, Manaus, por sua vez, ficou em 58° lugar entre os municípios amazonenses, com 78,08%.

A Coordenação de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica (Dabe) da Susam destaca o município de Parintins entre os que conseguiram reverter os dados negativos do primeiro para o segundo semestre.

“Na primeira vigência do relatório em julho de 2019, Parintins possuía apenas 34% de cobertura, e com nossas ações de incentivo, o município fechou o ano com 99,96%, sendo o quarto com maior acompanhamento das condicionalidades da saúde do Bolsa Família no estado”, afirmou a coordenadora, Jozelina de Castro Serudo.

Parintins possuía como meta cobrir 90% dos 34.201 beneficiários do município. Acompanhou 34.187, ultrapassando a meta estabelecida. Também na casa dos 99% ficaram Manacapuru (99,86%), Atalaia do Norte (99,82%), São Paulo de Olivença (99,60%) e Silves (99,35%).

O programa

 O PBF é um programa de transferência de renda do Governo Federal. Uma das condições para adesão e permanência no programa é que a família realize o acompanhamento médico de crianças, mulheres e gestantes.

Dentre os serviços da rede SUS que são condicionalidades para os benefícios do PBF estão o pré-natal para gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e imunização. Além disso, as famílias devem ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde.

Com as informações sobre a saúde de crianças e mulheres, os órgãos de saúde podem desenvolver e/ou melhorar as políticas públicas na área para que os cidadãos tenham melhor acesso aos serviços.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X