Manaus, 18/05/2022

Amazonas

Amazonas lança aplicativo que permite à população acompanhar consultas e exames agendados

Amazonas lança aplicativo que permite à população acompanhar consultas e exames agendados
09/04/2022 08h20

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), lançou, nesta sexta-feira (08/04), o aplicativo Saúde Amazonas que permitirá à população acompanhar o agendamento de consultas e procedimentos por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Simples e intuitivo, a nova ferramenta busca diminuir o absenteísmo, quando o paciente deixa de comparecer à consulta ou exame marcado no Sistema Único de Saúde (SUS), que desde o início da pandemia passou de 40%, segundo dados da SES-AM.

 

Para acessar o aplicativo, o usuário deve buscar Saúde Amazonas na plataforma Google Play e realizar o download. Após a instalação, o usuário deverá fazer o cadastro e o login para verificar solicitações de procedimentos ou consultas, que estarão indicados com data e horário do atendimento, e confirmar o comparecimento na unidade indicada. Para os usuários do sistema iOS, os trâmites para liberação do aplicativo estão sendo finalizados.

 

“Esse aplicativo não tem vinculação com número (de telefone), então as pessoas vão poder baixar no celular. Lá vão ter todos os dados, ela coloca o CPF, cria uma senha. A partir daí, marcou um exame, foi pedido um exame para ela, foi inserido no Sisreg, já vai para o aplicativo dela o alerta, já sabe o dia e a hora, inclusive os detalhes do preparo”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

 

Com a confirmação do atendimento no aplicativo, o paciente deve se dirigir à unidade de saúde responsável pela solicitação. Caso não possa comparecer à consulta ou exame, o usuário pode sinalizar no aplicativo e, assim, agilizar o processo de remarcação.

 

A presença do paciente no dia e no horário agendados para procedimentos é uma das principais formas de agilizar o sistema de regulação, pois quando o paciente falta a unidade deixa de ofertar uma vaga e é necessária a remarcação da consulta ou exame.

 

Central de Atendimento – Outra ferramenta importante que atuará em conjunto com o aplicativo é o call center, desenvolvido pelo setor de tecnologia da SES-AM, em parceria com a Empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam). O objetivo da central, lançada nesta sexta-feira (07/04), é informar, por telefone, os usuários, que não confirmaram na plataforma o comparecimento, o agendamento de sua consulta ou exame.

 

“Como o aplicativo tem a opção de confirmar ou cancelar o seu agendamento, aquele que não responder nem sim e nem não, nosso call center vai ligar. Então vai dar uma efetividade maior e a gente vai poder, para aqueles que não vão poder comparecer, para aqueles que cancelaram ou aqueles que não conseguimos contato, a gente vai conseguir encaixar outros. Com isso sim a gente vai reduzir as filas de forma fidedigna”, ressaltou o secretário.

 

O call center terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para que a central de atendimento funcione de forma mais eficiente é importante que os usuários mantenham o cadastro no SUS atualizado.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.