Manaus, 02/02/2023

Política

Anderson Torres deve prestar novo depoimento nesta segunda

Anderson Torres deve prestar novo depoimento nesta segunda
23/01/2023 10h10

Após permanecer em silêncio durante seu primeiro depoimento à Polícia Federal (PF), o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres deve realizar uma nova oitiva nesta segunda-feira (23). A expectativa é de que ele seja ouvido por volta das 10h30. Torres continua preso no 4° Batalhão da Polícia Militar do DF.

De acordo com a CNN Brasil, os advogados de Torres teriam imposto uma condição para a realização do novo depoimento: que tivessem acesso integral aos autos do processo. Desta vez, Torres estaria preparado para falar do conteúdo de seu celular e as razões para não ter trazido o aparelho na viagem dos Estados Unidos de volta ao Brasil.

Na nova oitiva, o ex-secretário de Segurança Pública do DF também deve ser questionado sobre o fato de ter aprovado o chamado Plano de Ações Integradas, documento que embasou o policiamento realizado no dia 8 de janeiro na capital federal, quando aconteceram os atos que resultaram na depredação dos prédios públicos.

Por ser delegado da PF, Torres não está detido em uma cela, mas em um local chamado de sala de Estado Maior, instalação que possui condições e segurança superiores àquelas encontradas no sistema penitenciário comum. O local é fiscalizado pelo Ministério Público e pela Vara de Execuções Penais.

A prisão preventiva de Torres foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 10 de janeiro, dois dias após os atos em Brasília. Na ocasião, quando também ordenou a prisão do ex-comandante da PM do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira, o magistrado alegou que o comportamento dos dois colocava em risco a segurança de autoridades.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.