Manaus, 19/04/2024

Amazonas

Aos 71 anos, indígena emite certidão de nascimento em aldeia de São Gabriel da Cachoeira

Aos 71 anos, indígena emite certidão de nascimento em aldeia de São Gabriel da Cachoeira
02/03/2023 16h50

Aos 71 anos, a agricultora Doroteia Carlos emitiu a certidão de nascimento e a primeira via do RG. Ela é do povo Baniwa, residente na aldeia Trindade, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), e foi uma das 430 beneficiárias pela ação do Governo do Amazonas, que está levando os serviços cidadania a indígenas aldeados na calha do rio Negro.

A ação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) tem o intermédio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) nos atendimentos, pois poucos indígenas falam a língua portuguesa, e acontece em parceria da Fundação Estadual do Índio (FEI).

Em sua língua materna, Doroteia disse estar feliz em tirar o documento e poder ter acesso a serviços socioassistenciais e aos benefícios dos governos estadual e federal. Além dela, outros 301 indígenas tiraram a primeira via do RG, e 128 a segunda via. Durante a ação, Doroteia emitiu também a certidão de nascimento.

Composta por seis servidores da Sejusc, a equipe esteve na terça (28/02) e na quarta-feira (1º/03) em São Gabriel da Cachoeira. A próxima cidade a receber a ação é Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 quilômetros da capital), finalizando os atendimentos em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). 

Os beneficiários são os indígenas dos povos Hupda e Yuhupde, residentes nas aldeias das adjacências.  A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, diz que a ação é uma forma de alcançar as pessoas que estão distantes dos centros urbanos e que também precisam de acesso aos serviços de cidadania.

“O alinhamento do Governo do Amazonas é de levar as ações de cidadania a toda a população, e estamos atentos a esse recorte que engloba os indígenas das áreas mais distantes. São quatro dias de trabalho intenso em três municípios, e estes trabalhos vão refletir em mais cidadania para cada um deles”, destaca a secretária.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.