Manaus, 04/12/2023

Amazonas

Após técnico de vôlei ser flagrado com atletas adolescentes na cama, Governo do AM anuncia medidas de combate ao assédio sexual no esporte

Técnico de vôlei Walhederson Brandão Barbosa é suspeito de abusar de atletas adolescentes em Manaus — Foto: Michel Castro/Rede Amazônica
Técnico de vôlei Walhederson Brandão Barbosa é suspeito de abusar de atletas adolescentes em Manaus — Foto: Michel Castro/Rede Amazônica
20/11/2023 17h00

Após um técnico de vôlei ser flagrado com atletas adolescentes na cama, em Manaus, o Governo do Amazonas anunciou medidas de combate ao assédio sexual no esporte. Entre as medidas está a criação de um aplicativo, previsto para ser lançado no início de 2024.

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) criaram uma força tarefa para combate ao assédio sexual no esporte, no Amazonas. As secretarias também lançaram a campanha “Assédio Sexual no Esporte é Crime. Denuncie!”.

A Sedel detalhou as ações previstas:

  • uma serie de palestras e ato de conscientização com profissionais e entidades envolvidas no esporte,
  • criação de um aplicativo para denúncias, incluindo de assédio sexual,
  • envolvimento de toda a a rede de proteção a criança e adolescente na campanha,
  • palestras para os servidores da Sedel.

“Vamos trabalhar para estar próximos aos jovens. Ainda no início de 2024 queremos disponibilizar um aplicativo, que, além de canal para denúncia, servirá para o jovem como apoio para o entendimento do que é o crime de assédio e seus direitos, além de projeção de carreira profissional”, disse o coronel Vinícius Almeida, secretário da SSP-AM.

Como denunciar

Atualmente, o Amazonas conta com dois números para denúncias de assédio sexual: o 100 e o 180. O Disk 100 é o mais usado no Estado.

Técnico flagrado com atletas adolescentes

O técnico de vôlei Walhederson Brandão Barbosa, 40 anos, foi preso em Manaus, na manhã de terça-feira (14). A Polícia Civil do Amazonas informou que o flagrou dormindo na cama dele com dois jogadores de 15 anos.

O técnico é suspeito de abusar sexualmente dos jogadores, que têm de 15 a 17 anos, segundo a polícia.

Depois da prisão, ele foi suspenso da Federação Amazonense de Voleibol.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.