Manaus, 24/04/2024

Cidade

Aprovados da PM e CBM iniciam grande campanha de doação de sangue em Manaus

Aprovados da PM e CBM iniciam grande campanha de doação de sangue em Manaus
26/02/2023 13h35

Manaus – Na manhã deste sábado, 25, os aprovados do concurso da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM) de 2021 iniciaram uma campanha de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), com o objetivo de ganhar visibilidade do governo e mostrar que estão contribuindo para o bem da sociedade, mesmo ainda não sendo convocados. A campanha iniciou às 8h da manhã e encerrou às 18h; cerca de 100 aprovados participaram da ação.

Os aprovados da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CBM) têm o objetivo de ganhar visibilidade do governo e mostrar que estão dispostos a salvar vidas diretamente e indiretamente. E assim como há a necessidade de haver doadores para salvar vidas, há também a necessidade de um aumento no efetivo de policiais militares, para combater a criminalidade no estado. Além, é claro, do Corpo de Bombeiros que tem grande importância.

A campanha de doação de sangue dos aprovados visa, também, sensibilizar a população manauara da importância de doar sangue, visto que nos últimos dias houve uma queda na porcentagem de bolsas de sangue no Hemoam, o que gerou grande preocupação ao órgão estadual de saúde.

Além disso, outro objetivo é motivar os demais aprovados (os que foram convocados) e demais agentes que prestam serviço à população, como demais policiais, bombeiros, agentes de saúde, entre outros. Os aprovados Paulo Machida, Jackeline Lima e Raphael Cavalcante, membros de comissões de aprovados, falaram sobre esse momento importante para eles e para a sociedade.

A comissão emitiu uma nota sobre este movimento:  

“Nós da Comissão dos Aprovados para Oficial e Soldado do Concurso da Polícia Militar e Bombeiros Militar do Amazonas objetivamos o aproveitamento máximo dos aprovados habilitados em todas as etapas dos concursos, observando a situação atual do Estado.
Atualmente, as comissões representam todos os aprovados no certame PMAM e CBMAM e  buscamos angariar apoio político e da própria sociedade, demonstrando os benefícios sociais que implicariam no aumento de efetivo do quadro da PM e CBM. Uma das formas encontradas de mostrar que estamos aptos a servir a sociedade e o Estado foi através da parceria com o Hemoam, em que iniciamos a campanha de doação de sangue com todos os  aprovados, no dia de hoje às 8:00h, onde todos os aprovados da PM e CBM se mobilizaram para servir a sociedade em uma causa nobre e de suma importância nesse período, visto que o estoque de sangue do Hemoam está crítico. E convidamos toda a sociedade e as demais autoridades no engajamento desta CAUSA que salva vidas. A campanha se estenderá no decorrer da semana com encerramento no dia 04/03/23 onde faremos um balanço desta ação de suma importância.
Gostaríamos de contar com o apoio de parlamentares da causa, mas até o momento não houve uma resposta mais concreta do Legislativo e do Governo do Estado, no que se refere à convocação dos aprovados e das demandas suscitadas pelas comissões. Ainda buscamos apoio dos deputados estaduais que se elegeram para a atual legislatura, tendo em vista que as demandas requeridas dependem da disponibilidade de orçamento, e do próprio governador, que será o responsável por chamar e dar posse aos aprovados.”

As comissões são compostas por: Bruna Machado, Bruno Leandro, Beatriz Monteiro e Raphael Cavalcante, representando os oficiais PM. Jaqueline Lima e Paulo Machida, representando os soldados PM. Já na comissão Bombeiros soldados há o Jones e Sthefanie, oficiais Basílio.

A campanha continua no decorrer dos dias, e no dia 4 de março que será o encerramento estará no comando a equipe de aprovados do Corpo de Bombeiros (CBMAM).
Os aprovados no concurso da PM e CBM pedem ao Governo do Amazonas que convoque todos os aprovados que passaram por todas as etapas do certame e estão aptos a entrar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.

Quem pode doar

Para doar sangue, o candidato deve ter dormido pelo menos 6 horas, ter se alimentado bem, não ter bebido na noite anterior e estar com a saúde em pleno vigor. Ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. O candidato passará por uma entrevista para saber se está apto a doar. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.