Manaus, 29/03/2024

Educação

Arthur Virgílio assume coordenação de educação política e renovação do Centro Preparatório Jurídico

Arthur Virgílio assume coordenação de educação política e renovação do Centro Preparatório Jurídico
15/03/2021 12h30

O ex-senador e ex-ministro da República, Arthur Virgílio Neto, é o novo responsável por coordenar a área acadêmica dos cursos de Capacitação Continuada para Servidores Públicos e Equiparados, bem como de Educação Política e Social do Núcleo de Educação Política e Renovação (NEPR) do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15.03) pela instituição privada, que possui excelência na atuação do Direito Público, focada em educação.

“Eu tive a honra de ser convidado pelo prestigioso Centro Preparatório Jurídico para coordenar o seu núcleo de Educação Política e Renovação. Nós vamos ter uma ocasião, tanto na parte presencial quanto on-line, muito boa para acender certas luzes no Brasil”, destacou Virgílio, escolhido pela instituição para capitanear o projeto pela sua larga experiência na gestão pública e pela sua formação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e diplomata de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco.

O convite para Arthur Virgílio, bem como a criação do Núcleo de Educação Política e Renovação, é parte das ações de expansão do projeto de educação política por todo Brasil do CPJUR, que possui excelência de atuação no Direito Público e conta com professores renomados das áreas do Direito Administrativo, Governança e Gestão Pública, além de dispor de uma estrutura física moderna, com aulas ministradas em formato presencial e on-line.

“Quando se fala em educação política, mostraremos com ciclos de debates, inclusive trazendo pessoas que possam divergir da opinião uns dos outros, que é possível se fazer política com elegância, com educação e com decoro. Democracia também exige esses pressupostos, exige respeito ao contrário e liberdade para se expressar a opinião”, definiu o político amazonense com mais de 40 anos de vida pública.

Com essa iniciativa, segundo a CPJUR, a ideia é estimular o pensamento democrático da sociedade e incentivar a idealização de políticas públicas eficientes. Serão promovidos eventos, debates, mentorias e capacitações com professores de alta qualificação, políticos e profissionais do setor público, privado e veículos de comunicação por todo país, presenciais e pela internet. “Pretendemos ouvir pessoas de todas as tendências políticas, pretendemos ouvir economistas, pessoas do mundo jurídico e da sociedade, que com certeza estão vivendo e passando as suas vicissitudes com a Covid-19, que sofrem com a crise econômica e que querem solução para ambos”, anunciou Arthur Neto.

O primeiro encontro já deve acontecer no próximo dia 18, um webinário sobre o despreparo de gestores públicos na atuação do enfrentamento aos efeitos da pandemia da Covid-19 em cidades, estados e no país. “Será uma boa surpresa para vocês a inteligência, a vivacidade e a competência de um jovem, que será nosso primeiro convidado”, afirmou Arthur.

O diretor acadêmico do CPJUR e idealizador do NEPR, o advogado e professor Filipe Venturini Signorelli, expôs que a escolha para capitanear o projeto se deu pela larga experiência de Arthur Virgílio Neto no cenário político nacional. “Todavia, o fator determinante para a contratação se pauta em seu currículo profissional”, afirmou Filipe, acrescentando que por ser um projeto inovador e audacioso, com foco em todo país, também é de grande relevância o fato do coordenador ter a vivência profissional como deputado federal, senador, líder do governo e ministro-chefe da Secretária-geral da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso, líder da oposição no Senado e três vezes prefeito da capital da Amazônia – Manaus, região Norte do país.

Diante do cenário econômico atual e as mudanças políticas instaladas no Brasil nos últimos anos, o CPJUR considera premente o desenvolvimento de iniciativas externas e de cunho político para promover debates com a participação de formadores de opinião e a sociedade civil organizada, de modo a discutir quais as melhores práticas na política atual e no combate à corrupção, pela manutenção de valores morais e sociais, que devem ser o norteador das políticas públicas e do convívio social, bem como as maneiras de desenvolver uma nova classe de lideranças e implementá-las.

Por este motivo o NEPR (Núcleo de Educação Política e Renovação) é o palco ideal para discussões do tema, sendo um projeto audacioso e inovador que irá percorrer todo o Brasil, com a intenção de discutir temas relacionados à política e inerentes a ela, como o combate à corrupção, por meio de cursos, webinars, palestras, simpósios, congressos, debates e outras ferramentas que contribuam para a efetividade das ações de promoção da ética sobretudo na Administração Pública Poder legislativo.

Mais informações sobre como participar dos eventos podem ser obtidas no site www.cpjur.com.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.