Manaus, 29/03/2024

Cidade

As inscrições para o Programa Bolsa Idiomas estarão abertas no dia 26

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
20/04/2023 14h50

As inscrições para o Programa Bolsa Idiomas 2023, da Prefeitura de Manaus, estarão abertas de 26 de abril a 8 de maio. O anúncio foi feito, na manhã desta quinta-feira, 20/4, durante o lançamento do edital do programa, no auditório da Casa Militar, na avenida Compensa, nº 770, bairro Vila da Prata, zona Oeste. Este ano, a novidade é a redução, para 10 anos, da idade mínima para poder concorrer a uma das bolsas. Serão disponibilizadas mais de 32 mil bolsas para cursos de língua estrangeira, que variam entre integral (100%), 75% e 50% do valor da mensalidade. A consulta ao edital poderá ser feita já a partir desta sexta-feira, 21/4, no Diário Oficial do Município (DOM).

Além disso, o contemplado receberá, gratuitamente, todo o material didático necessário à formação no idioma escolhido, independentemente do percentual de desconto na mensalidade.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra, que representou o prefeito David Almeida, destacou todos os esforços da gestão para tornar cada vez mais fácil o acesso à educação para a população manauara, desde a concessão de bolsas de estudo até o material didático e o transporte gratuito para o deslocamento dos estudantes. Segundo ele, a ampliação do alcance do Programa Bolsa Idiomas é mais uma medida positiva da administração.

“Demonstra uma visão acertada, a iniciativa de propor essa ampliação, por meio de lei, aprovada por unanimidade pelos vereadores. O prefeito David Almeida entende a importância do aprendizado de um segundo idioma e sabe que quanto mais cedo ele for iniciado, melhor o aproveitamento. Isso é muito importante, porque já vai preparando a criança para, no futuro, conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, disse Ebenezer.   

O PBI é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Semad e, para 2023, recebeu a adesão de 16 escolas de idiomas. Este ano, a rede de idiomas Yázigi e a Rockfeller aderiram ao PBI, e também ofertarão bolsas. Ao todo, os candidatos poderão escolher uma das 29 unidades dessas escolas, espalhadas por toda a cidade.

“O Bolsa Idiomas é o maior programa de inclusão de línguas estrangeiras do Brasil, que, na gestão do prefeito David Almeida, vem sendo aprimorado a cada ano. Agora passando a beneficiar estudantes a partir dos 10 anos de idade. Sem contar que o programa tem custo zero para a prefeitura, porque a adesão das escolas é de forma voluntária, sem nenhum tipo de compensação financeira, demonstrando, assim, a confiança dessas instituições na administração”, ressaltou o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes.

Presente ao lançamento, a representante da Escola Aslan, Tatiane Santos, classificou como fundamental o estudo de um segundo idioma. “Ter o domínio de uma língua estrangeira abre portas no mercado de trabalho. Essa oportunidade que a prefeitura está abrindo, ampliando o alcance desse programa, é muito importante para incentivar, desde a infância, o estudo de um outro idioma”, comentou.   

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 26 de abril e 8 de maio, exclusivamente pela internet, no link http://portalespi.manaus.am.gov.br.

Atualmente, a Prefeitura de Manaus tem mais de 17 mil bolsistas ativos, dos três programas: Universidade, Pós-Graduação e Idiomas. Destes, pelo menos 3,5 mil são do PBI.

Para concorrer ao benefício, o candidato deve residir em Manaus; estar cursando, ou ter concluído o ensino fundamental; ter renda per capita não superior a 2,5 salários mínimos (R$ 3.300, em valores atuais); e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público. O PBI destina 5% das bolsas para idosos e 5% para Pessoas com Deficiência (PcDs).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.