Manaus, 20/04/2024

Mundo

Assaltantes realizam roubo multimilionário de cobre em porto chileno

Assaltantes realizam roubo multimilionário de cobre em porto chileno
12/01/2023 17h00

Autoridades chilenas disseram nesta quarta-feira que estão investigando um assalto violento no principal porto marítimo do Chile, onde ladrões roubaram vários contêineres cheios de cobre pertencentes à gigante estatal Codelco.

Juan Carlos Catalan, o promotor local, disse em comunicado que dez homens armados entraram no porto de San Antonio na manhã de terça-feira, atacaram trabalhadores e roubaram 13 contêineres, 12 dos quais continham cobre.

“Havia um guarda e quatro trabalhadores que (os agressores) amarraram, espancaram e deixaram trancados”, disse Catalan, acrescentando que os trabalhadores alertaram as autoridades depois de se libertarem.

Catalan disse que as autoridades estão investigando e revisando as imagens de segurança, mas não detiveram nenhum suspeito.

Em comunicado à Reuters, a Codelco disse que o cobre estava programado para ser exportado e estava segurado. Citando fontes policiais, a mídia local informou que as placas de cobre valiam cerca de US$ 4,4 milhões.

O roubo é o maior roubo de cobre desde que uma onda de roubos de gângsteres no norte do Chile em outubro passado forçou o governo a reforçar a segurança nos trens que transportam cátodos de cobre.

O assalto violento aumenta a pressão sobre a segurança dos embarques no maior produtor de cobre do mundo. As empresas de mineração no Chile reclamaram repetidamente sobre roubos de cobre por gangues especializadas.

As autoridades culparam grupos criminosos internacionais pelos assaltos a trens, enquanto a polícia disse que o assalto de quarta-feira pode ser um grupo local.

“É uma quadrilha que pode estar trabalhando em San Antonio porque temos outros crimes com características semelhantes”, disse o capitão da polícia local Gonzalo Garcia à Rádio Cooperativa, acrescentando que foi um assalto bem planejado que envolveu vários caminhões.

“Eles cortaram as câmeras de segurança e assim que as câmeras foram desligadas, a outra parte da quadrilha entrou para intimidar os guardas e os trabalhadores”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.