Manaus, 18/05/2024

Política

ASSISTENTES SOCIAIS DA ALEAM SÃO HOMENAGEADAS NO DIA DA CATEGORIA

ASSISTENTES SOCIAIS DA ALEAM SÃO HOMENAGEADAS NO DIA DA CATEGORIA
15/05/2019 22h01

A passagem do Dia do Assistente Social, celebrado nesta quarta-feira (15), foi lembrada, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a entrega de flores às profissionais que atuam no Parlamento Estadual. O gesto foi uma forma de reconhecimento pelo importante trabalho executado pelas assistentes sociais junto aos servidores da Casa e seus dependentes. O Legislativo amazonense tem hoje 51 assistentes sociais, distribuídas na Diretoria de Assistência Social e nos gabinetes dos deputados.

Na próxima sexta-feira (17), será realizada uma Sessão Especial em Comemoração ao Dia, de iniciativa dos deputados estaduais Dr. Gomes (PRP), Sinésio Campos (PT) e Delegado Péricles (PSL).

Segundo a gerente de Assistência Social dos Ativos e Dependentes da Aleam, Maria do Socorro Marreiros de Oliveira, a data festiva é um bom momento para que os assistentes sociais façam uma reflexão quanto à prática profissional realizada no dia a dia. “Examinarmos se realmente estamos colocando as pessoas que necessitam dos
serviços sociais dentro das políticas públicas de assistência, incluindo-as enquanto cidadãos de direito e, assim, resgatando cidadania”, observou a assistente social.

Amplitude
Objetivando valorizar e dar amplitude aos trabalhos de Assistência Social na Aleam, a atual Legislatura criou, por meio de Resolução, a Diretoria de Assistência Social, cuja responsável é Eliane Ferreira da Silva. O órgão é composto pela Gerência de Assistência Social dos Ativos e Dependentes, que tem como gerente a assistentesocial Socorro  Oliveira, e a Gerência de Assistência Social dos Inativos, da qual a titular é a assistente social Maiza Barros Alfaia dos Santos.

Antes da mudança promovida pela 19ª Legislatura, a Assistência Social na Assembleia era desenvolvida em nível de Gerência, a qual era vinculada à Diretoria de Saúde. De acordo com Socorro Oliveira, com a alteração houve uma dinamização das atividades e mais autonomia para o setor. “Era um trabalho mais voltada para a área de
saúde, mas agora a atuação abrange toda a política social”, afirmou Socorro.

Além da diretora e das duas gerentes, a Diretoria de Assistência Social conta ainda com as assistentes sociais Maria Auxiliadora Veiga Cruz, Rosa Elaine Pinheiro dos Santos e Iracema Paiva dos Santos. Elas realizam atividades voltadas aos servidores efetivos, aposentados, comissionados e dependentes, a exemplo de atendimentos a
demandas individuais sociais em domicílios e hospitais. “São inúmeros atendimentos especiais que requerem um olhar do profissional da área”, disse Socorro Oliveira.

Origem
O Dia do Assistente Social foi instituído pela Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão no Brasil. A data reverencia o profissional dedicado a melhores condições devida, saúde e trabalho aos grupos sociais mais desfavorecidos ou à margem da
sociedade. Sendo assim, o assistente social é um membro ativo na luta pelos direitos humanos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X