Cidade

Atendimento em drogarias será ampliado em 2021 a partir de assistência farmacêutica remota

Atendimento em drogarias será ampliado em 2021 a partir de assistência farmacêutica remota

Farmácias e drogarias do Amazonas poderão oferecer atendimento farmacêutico remoto a partir de 2021. Um Projeto de Lei de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT) aprovado esta semana na Casa Legislativa, permite assistência por meio do teletrabalho do profissional da área, o que deverá promover maior integração do setor, e dar mais celeridade às questões de saúde da população.

Vale ressaltar que o projeto não sugere a substituição da presença física do farmacêutico, apenas flexibiliza o atendimento. “Sob o ponto de vista da relevância do tema para o Estado do Amazonas, faz-se oportuno citar a insuficiência de profissionais farmacêuticos em diversos municípios amazonenses, induzindo à inviabilização da plena assistência farmacêutica recomendada pela legislação, conforme se depreende do Plano Anual de Fiscalização – 2019”, ressalta o parlamentar em justificativa do projeto.

Ainda conforme o PL, a dificuldade de profissionais para a saúde torna-se complicada à medida em que impede o pleno exercício das atividades das farmácias no interior do Estado e na periferia da capital, prejudicando os habitantes dessas localidades, já impactados por diversas restrições e limitações a seus direitos, à oferta suficiente de medicamentos e à adequada assistência farmacêutica.

“O objetivo é solucionar mais esse grave problema, ao dar alternativas às autoridades sanitárias, conforme a necessidade do caso, por meio do atendimento farmacêutico remoto em outras hipóteses, a fim de garantir e ampliar a assistência farmacêutica em localidades desprovidas desse profissional”, cita o documento.