Manaus, 12/08/2022

Brasil

Atendimentos pelo programa Telessaúde somam mais de 4,5 mil consultas em 2022

Atendimentos pelo programa Telessaúde somam mais de 4,5 mil consultas em 2022
05/08/2022 19h40

O programa de Telessaúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) totalizou 4.604 atendimentos especializados em 29 municípios do Amazonas, incluindo a capital. Os atendimentos especializados são realizados por meio de teleconsultas com médicos do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde (MS).

O número de atendimentos de 2022 (de janeiro a agosto) já ultrapassou o quantitativo de todo o ano de 2021, quando foram realizados 4.030 atendimentos.

De acordo com o secretário de saúde, Dr. Anoar Samad, os números mostram a importância do projeto principalmente para o interior do Amazonas.

“A telessaúde é uma alternativa para democratizar serviços de saúde e, entre as inúmeras vantagens da prática, parte da população do interior do Amazonas, já que alguns municípios possuem dificuldades, que é uma demanda no estado, de fixar profissionais para realizar o atendimento, principalmente, especialistas. Então, com as teleconsultas, os pacientes podem ter acesso e resolver seu problema no seu próprio território, sem a necessidade de se deslocar até a capital para receber atendimento”, afirmou.

SERVIÇOS

O atendimento mais procurado é o de cardiologia, com 1.086 consultas. A procura por neurologia pediátrica é a segunda especialidade com mais teleconsultas, no total de 917, seguida da neurologia adulto (822), psiquiatria clínica (664),  reumatologia (500), endocrinologia (487) e pneumologia (128).

O município de Lábrea (distante a 702 quilômetros da capital) lidera a lista com a maior demanda de consultas, 929 no ano. O projeto foi implantado no município em março de 2021 e, até o momento, realizou 2.464 atendimentos especializados.

O segundo município com maior número de consultas especializadas por meio da telessaúde é Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), com 781 atendimentos em 2022.

O programa 

Lançado em novembro de 2020, o Telessaúde faz parte do Programa Saúde Amazonas e visa melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica do SUS por meio da ampliação da capacitação das equipes de saúde da família pela tecnologia.

As teleconsultas são mediadas por um médico da unidade hospitalar do município. No intervalo entre as consultas, os pacientes recebem atendimento complementar pelo profissional. Após as consultas, que são pré-agendadas pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), os pacientes recebem o encaminhamento para exames, medicação prescrita e o agendamento do retorno, assegurando a continuidade do tratamento.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.