Política

Átila Lins destaca provas do Enem para 160 mil estudantes no Amazonas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
23/02/2021 08h35

O deputado federal Átila Lins destacou a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas programadas para esta terça-feira (23) e quarta (24). O evento, de acordo com o parlamentar, foi possível depois de articulações e entendimentos que envolveram o Governo do Estado com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC).


“Eu em Brasília, e o vereador Amom, em Manaus, acionamos o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e a Justiça Federal. Após produtiva audiência com o ministro e o presidente do INEP, Alexandre Lopes, onde levei a ação impetrada pelo vereador Amon, na Justiça Federal, argumentei sobre o caos que Manaus enfrentava devido a questão sanitária causada pela pandemia, que colocaria em risco os estudantes, familiares e todos os comprometidos no processo, inviabilizando a realização do certame no mês de janeiro”, explica o deputado.


As articulações, conforme Átila, também envolveram o governador Wilson Lima, que determinou ponto facultativo nas repartições públicas nos dias do exame, resguardando os serviços emergenciais e essenciais, para evitar aglomerações em ônibus que operam o sistema de transporte coletivo, além diminuir o fluxo de veículos na capital. Igualmente o prefeito David Almeida garantiu a operacionalização da frota de ônibus da capital para o pleno atendimento aos estudantes, observadas as medidas sanitárias.


Em torno de 160 mil estudantes se submeterão às provas, sendo 114 mil na capital e 46 mil em 57 municípios do Estado. “Todos os municípios estão abrangidos, pois alguns, pela proximidade terrestre e pelo fato de serem polos da mesorregião, decidiram unificar a realização das provas”, detalha o parlamentar.