Manaus, 24/09/2022

Esportes

Atletas de wrestling faturam mais duas medalhas para o Amazonas nos JUBs 2022

Atletas de wrestling faturam mais duas medalhas para o Amazonas nos JUBs 2022
23/09/2022 16h00

O Amazonas garantiu nesta quinta-feira (22/09), mais duas medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros 2022 (JUBs). Dessa vez, as estreantes da Universade Nilton Lins, Polyanna Souza e Ana Karolina Castro, faturaram prata e bronze, respectivamente, no wrestling, estilo livre.

Estudante do 3° período de Educação Física, Polyanna Souza, que disputou na categoria 50kg, mostrou a que veio e faturou a medalha de prata na competição. Ao todo, a atleta de 20 anos fez quatro lutas, vencendo representantes dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo.

Já na final, que foi bastante disputada contra a lutadora de São Paulo, a amazonense garantiu a prata. Para Polyanna, o momento é de felicidade. “Primeira vez nos JUBs e primeira medalha, estou feliz. Apesar do pouco tempo na luta olímpica, consegui ficar entre as melhores. Agora vou treinar ainda mais para trazer o ouro no ano que vem”, afirmou.

Outra estreante na competição, Ana Karolina Castro, de 18 anos, também garantiu seu lugar no pódio e faturou a medalha de bronze para o Amazonas. Estudante do 2° período de Direito, a atleta agradeceu o apoio recebido. “É gratificante poder ter um resultado como esse no primeiro ano de competição. Agradeço todo o apoio da professora Lilian Valente e o suporte dado pela universidade Nilton Lins. Agora planejo treinar para voltar mais forte e alcançar melhores resultados”, destacou.

A medalhista realizou quatro lutas até a conquista do bronze. Entre elas, venceu as oponentes do Ceará (primeira luta e disputa de terceiro) e Goiás, perdendo apenas uma partida para o Espírito Santo.

Classificação – O voleibol da Universidade Nilton Lins avançou e segue rumo ao pódio. No masculino, os atletas jogaram contra a equipe do Espírito Santo e venceram por 3 sets a 2, com parciais de 25×19, 22×25, 29×27, 23×25 e 15/13. Na sexta-feira (23/09), o time encara a semifinal da 2ª divisão.

Já a equipe feminina levou a melhor sobre a Bahia por 3 sets a 0, com parciais de 25×17, 25×16 e 25×14, e segue invicta para a semifinal da 2ª divisão, que também será realizada na sexta-feira, contra o Pará.

No handebol, classificação dupla para as semifinais da competição. A equipe feminina empatou contra o time do Acre, por 19 a 19, mas na classificação foi superior e garantiu a disputa da semi, que será realizada nesta sexta-feira, contra Minas Gerais. Da mesma forma o handebol masculino encara a equipe mineira na semifinal, após conquistar a vaga ao vencer o Amapá, pelo placar de 27 a 23.

Outros resultados – O futsal masculino da Ufam tentou, mas após revés contra a Paraíba por 4 a 1, acabou não se classificando para a semifinal e encerrou a participação na competição.

No judô, as atletas Franciele D’éllia, da categoria Ligeiro (-48kg), e Samantha Santos, da categoria Leve (-52kg), acabaram sendo derrotadas no primeiro duelo, contra as representantes de São Paulo e Mato Grosso do Sul, respectivamente. A atleta Rafaela Barbosa, da categoria Meio Leve (-57kg), chegou à disputa da medalha de bronze, mas foi freada pela adversária de Sergipe, conquistando, portanto, a quinta colocação na competição.

Ainda pelo judô, o atleta João Moura, da categoria Meio Médio (-81kg), sofreu revés em sua primeira luta, contra o oponente de São Paulo. Na categoria Absoluto, vitória na primeira luta contra o Ceará, mas na segunda disputa, acabou não vencendo o judoca de Santa Catarina. Da mesma forma, Guilherme Valle, da categoria Ligeiro (-60kg), acabou sendo vencido pelo atleta do Maranhão em seu primeiro duelo na competição.

No karatê, o atleta Victor Moraes venceu a primeira rodada contra Minas Gerais, mas foi vencido pelo representante de Pernambuco, conquistando portanto o 5° lugar na competição. No badminton, mesmo com vitória por 2 a 0 contra o Paraná, o atleta José Lucas acabou não garantindo a classificação para a semifinal da competição por conta do saldo de pontos.

Premiação – Ainda nesta quinta-feira (22/09), a presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud-AM), Lilian Valente, recebeu o troféu de reconhecimento pela participação nas atividades anuais da Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU).

De olho nos JUBs 2022 – Os jogos e resultados dos atletas amazonenses podem ser acompanhados através do Instagram da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), no @faudamazonas.

As modalidades natação, vôlei, handebol e futsal serão transmitidas no YouTube da Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU).

 

 

Fotos: Divulgação / Faud-AM

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.