Manaus, 20/04/2024

Mundo

Autoridades chilenas vasculham montanhas em busca de astrônomo britânico desaparecido

Autoridades chilenas vasculham montanhas em busca de astrônomo britânico desaparecido
28/09/2022 14h00

Autoridades chilenas estavam nesta quarta-feira vasculhando uma região montanhosa árida do país em busca do astrônomo britânico Thomas Marsh, que desapareceu há mais de 10 dias de um observatório no norte do Chile, onde estava em uma visita de pesquisa.

A promotoria local, a polícia, os serviços de emergência e os militares estão procurando o pesquisador de 60 anos da Universidade de Warwick nos arredores do observatório de La Silla, localizado em uma área montanhosa a cerca de 600 quilômetros ao norte da capital chilena Santiago. Marsh desapareceu em 16 de setembro.

A busca, apoiada por drones, sistemas de vigilância aérea e equipes terrestres com cães para cobrir uma área de mais de 2.000 hectares (4.942 acres), até agora não conseguiu encontrar o astrônomo, embora as autoridades locais tenham esperança de que ele possa ser encontrado vivo. .

“Não há indícios de que ele esteja morto”, disse à Reuters na quarta-feira a assessoria de imprensa da promotoria na região de Coquimbo, onde está localizada a instalação administrada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

A polícia informou que as chaves de Marsh foram encontradas no caminho das residências para os telescópios, e que seu quarto, com todos os seus pertences, estava intocado. Marsh viajou para o observatório com um estudante de doutorado de Warwick.

A imprensa local disse que o estudante prestou uma declaração aos investigadores, mas a promotoria se recusou a confirmar ou negar isso.

Na semana passada, em um comunicado relatando o desaparecimento e fornecendo as características físicas do astrônomo, o ESO pediu que qualquer informação fosse repassada à polícia do Chile ou do Reino Unido.

A organização não recebeu nenhuma nova informação desde então.

A família do cientista, que pediu ajuda através das redes sociais para encontrá-lo, deve chegar ao Chile nas próximas horas, segundo a imprensa local.

O observatório de La Silla está localizado no extremo sul do deserto do Atacama, a cerca de 2.400 metros (7.874 pés) acima do nível do mar. O norte do Chile é um centro global de observação astronômica devido à qualidade de seus céus.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.