]

Manaus, 04/08/2021

Política

Aziz diz que Pacheco prorrogará CPI da Covid-19 nesta semana

Aziz diz que Pacheco prorrogará CPI da Covid-19 nesta semana
12/07/2021 11h40

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), anunciou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vai oficializar a prorrogação da comissão até outubro nesta terça-feira (13), com a leitura do requerimento na Casa. A confirmação foi feita à CNN Brasil no domingo (11).

Inicialmente, os trabalhos da CPI seriam finalizados no dia 07 de agosto. No entanto, o regimento do Senado permite que ela seja prorrogada por mais 90 dias, desde que seja apresentado um requerimento, com pelo menos, um terço dos senadores.

Aziz disse também que Rodrigo Pacheco mantém sua posição inicial de decretar o recesso parlamentar, previsto para começar no dia 17 de julho, caso a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) seja votada. A expectativa é que a proposta seja analisada nesta quinta-feira (15).

A prorrogação do prazo da CPI já havia sido judicializada pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que pediram para o Supremo Tribunal Federal (STF) obrigar o presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) a prorrogar o colegiado. A solicitação dos senadores foi encaminhada ao ministro Luís Roberto Barroso.