]

Manaus, 18/01/2022

Cidade

Bairro da União começa a ser preparado para ser o primeiro do Brasil a adotar o conceito Lixo Zero

Bairro da União começa a ser preparado para ser o primeiro do Brasil a adotar o conceito Lixo Zero
20/12/2021 17h00

O bairro da União, na zona centro-sul de Manaus, começará a ser preparado pela Prefeitura para tornar-se o primeiro do Brasil com o conceito Lixo Zero. O processo envolve uma série de medidas e práticas a serem adotadas para o encaminhamento e tratamento correto dos resíduos, com redução do volume de lixo, aproveitamento dos materiais recicláveis e proteção ao meio ambiente.

O pontapé inicial para o projeto foi dado na última sexta-feira (17), com uma apresentação realizada pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Roberto Sabatini, para as equipes de Educação Ambiental da Prefeitura, servidores das escolas e postos de saúde do bairro, assim como líderes comunitários. A apresentação foi realizada no auditório da Casa Militar Municipal, onde o grupo também assistiu ao documentário lançado nesta semana sobre a primeira escola lixo zero do Brasil.

A ideia de ter em Manaus o primeiro bairro Lixo Zero do país, foi lançada em forma de desafio prontamente aceito pelo secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis. O desafio foi feito pelo presidente do ILZB, em reunião com os secretários Sabá Reis e o de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Stroski. A reunião foi realizada na última quinta-feira (16), também com a presença do embaixador do ILZB em Manaus, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria.

Sabatini cumpriu agenda em Manaus na última semana, onde participou, na sexta-feira, da cerimônia de entrega do Prêmio Lixo Zero, realizado pela primeira vez na capital amazonense.

Na reunião com Sabá Reis, Sabatini o desafiou a escolher um local para fazer a instalação do primeiro bairro Lixo Zero do Brasil, com total apoio e acompanhamento do ILZB. O projeto será implantado no bairro da União, com a perspectiva de que sirva de modelo a ser expandido futuramente para toda a cidade. “Estamos todos muito animados em ter, aqui no Amazonas, símbolo da preocupação de todo o planeta com a sustentabilidade, um exemplo a ser copiado em todo o país. Manaus é uma cidade que conquistou espaço especial na agenda Lixo Zero, pela forte atuação dos nossos embaixadores aqui, difundindo o conceito e promovendo ações que chamam a atenção da população para o tema, de grande relevância para o meio ambiente”, afirmou.

Daniel Santos, que além de embaixador do ILZB é também representante do Coletivo Manaus Lixo Zero, destacou a importância do projeto que será realizado em parceria com a Prefeitura. “É um marco para a cidade e esperamos que seja só início, expandido as práticas a serem adotadas para os outros bairros também”, afirmou.

O secretário Sabá Reis disse que cresceu no bairro da União e quer ver ali o início da transformação a ser operada na cidade de Manaus.

Prêmio – Na sexta-feira aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Lixo Zero Brasil. Este ano, a premiação recebeu 150 inscrições de projetos de todo o país. Os ganhadores foram: Escola Lixo Zero – Escola Estadual Aldo Câmara, do município de São José, em Santa Catarina; Celebridade/Influenciadores – Eva de Mello, do Rio de Janeiro; Comunicação/Imprensa – ID Hub, de Colombo, no Paraná; Conscientização e Educação – projeto Ecoponto, de Cuiabá, Mato Grosso; Logística Reversa – C-Pack Creative, de São José, Santa Catarina; Moda Lixo Zero – Florentina Brechó, de Santa Maria, Rio Grande do Sul; Reciclagem ou Sistema de Reciclagem – Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu, de Foz do Iguaçu, Paraná; Inovação – Ricla Orla, do Rio de Janeiro; Tendências – Intercity Hotel, de Brasília, Distrito Federal; Semana Lixo Zero – Coletivo Porto Alegre, Rio Grande do Sul; Dia Lixo Zero – Coletivo Goiânia, de Goiás; Certificação Lixo Zero – Casa Cor, São Paulo; Evento Lixo Zero – Rio Universitário, do Rio de Janeiro; Compostagem – Somos YBI, de Fortaleza, Ceará; Projeto Social – Plástico Social, de Florianópolis, Santa Catarina; Políticas Públicas – Câmara do Rio de Janeiro; e Cooperativas –  Certercoop, de Brasília, Distrito Federal.

A empresa Santa Luzia, de Santa Catarina, recebeu menção de “Boas Práticas Nacional”. Já os projetos Descarte Correto, Reciclo Manaós e as empresas Suam Vidros e Innforce, todos de Manaus, ganharam menção de “Boas Práticas Locais”.

O troféu entregue aos vencedores foi assinado pela artista plástica amazonense Rosa dos Anjos, conhecida nacional e internacional pelos seus trabalhos, já expostos em países da Europa, África, América Latina e América do Norte. Inspirado na Amazônia, o troféu tem o formato de uma pena de arara, chamando a atenção para os animais em extinção e, também, simbolizando a necessidade de proteção ao meio ambiente, de preservação da fauna e da flora.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.