Manaus, 18/05/2024

Cidade

BANCO COMUNITÁRIO MAUÁ RECEBE RECONHECIMENTO NACIONAL COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS

BANCO COMUNITÁRIO MAUÁ RECEBE RECONHECIMENTO NACIONAL COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS
21/02/2019 16h00

O banco Comunitário Mauá, implementado pela Prefeitura de Manaus, recebeu reconhecimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) por ter alcançado as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e passa a ser referência, a partir de 2019, compondo o “Banco de Práticas” do Prêmio ODS Brasil.

As ações do Banco Mauá passam a ser referência para a implementação e a disseminação da chamada Agenda 2030, que corresponde ao conjunto de programas, ações e diretrizes que vão orientar os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

“Temos investido muito em ações que tragam, de fato, melhorias concretas para as pessoas. O Banco Mauá é um belo exemplo disso, tanto que passa a ser referência nacional, por ter finalidade social e com moeda própria e por dar benefícios ao próprio Mauazinho e adjacências. Isso prova que estamos em um bom caminho quando o assunto é estímulo ao desenvolvimento econômico”, avalia o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O Banco Mauá, administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), surgiu da necessidade de aproximar as pessoas que moram em áreas de maior vulnerabilidade econômica e social de um instrumento que permita o fortalecimento da economia local, viabilizando diversos benefícios para a comunidade.

“Com o Banco Mauá na comunidade, os moradores não precisam se deslocar para outros bairros da cidade em busca desse serviço. A maioria dos bancos fica em regiões centralizadas pelo comércio e o acesso é difícil para os moradores de comunidades, que acabavam perdendo o dia todo para solucionar seus problemas”, explica o diretor do departamento de Economia Criativa e Solidária da Semtepi, Virgílio Melo.

Serviços

Os serviços oferecidos pelo Banco Comunitário são diversos, envolvendo abertura de contas corrente e poupança, pagamentos de água, luz e telefone, recebimento do Bolsa Família, recarga de passe estudantil e vale transporte, recarga para celular, saques, depósitos e transferências bancárias.

As dependências do banco oferecem estrutura de suporte para os atendimentos do projeto “Ação+5”, realizado em parceria com a Petrobrás e a Associação Beneficente Social Violeta, que é proponente do banco comunitário. E já está em andamento a formalização de mais uma parceria, desta vez com o “Escritório do Empreendedor”, que irá trabalhar junto à comunidade o empreendedorismo promovendo o acesso à formalidade, incentivando a produção com geração de trabalho, emprego e renda.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X