08/10/2018 13h49
Caixinha de surpresas
As eleições deste ano foram uma caixinha de surpresa. Os candidatos a presidente do Brasil, João Amoêdo (NOVO) e Cabo Daciolo (Patriotas) provaram que o fator “dinheiro” não é ponto essencial para conquistar os eleitores, Amoêdo foi o quarto mais votado (mais de 2,6 milhões de votos) e Daciolo na quinta colocação (1 milhão de votos) passando na corrida eleitoral de Marina Silva.
Luiz Castro foi surpresa ao Senado
Outra surpresa foi o deputado estadual Luiz Castro (REDE) que ficou na frente para a vaga do senado até a apuração de 95% das urnas, Castro não teve todo o recurso financeiro que outros concorrentes ao senado tiveram e por 20 mil votos perdeu para o senador Eduardo Braga (MDB) que mostrou força no interior do Amazonas.
Assembléia mais feminina
A Aleam terá em 2019 maior presença feminina no parlamento do Amazonas, foram eleitas: Joana D’Arc (PR) , Professora Therezinha Ruiz (PSDB), Alessandra Campelo (MDB) e a campeã de votos Dra. Mayara Pinheiro (PP), a mais votada para deputada estadual com mais de 50 mil votos.
Campeão de votos
O deputado estadual José Ricardo (PT) foi o campeão de votos para o cargo de deputado federal com mais de 190 mil votos seguido pelo delegado Pablo (150 mil votos) já Plínio Valério (PSDB) supreendeu com expressiva votação para o Senado (800 mil votos).