Manaus, 29/03/2024

Economia

Brasil abre caminho para cooperação em semicondutores com a China

Brasil abre caminho para cooperação em semicondutores com a China
14/04/2023 12h00

A China e o Brasil concordaram nesta sexta-feira em criar um grupo de trabalho para buscar a cooperação em semicondutores enquanto o país sul-americano fortalece os laços com Pequim em áreas de tecnologia sensível.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o líder chinês Xi Jinpin g e seus governos assinaram 15 acordos ou MoUs que incluem a construção de um sexto satélite usado para monitorar a Amazônia e o desenvolvimento de tecnologia para telecomunicações 5G, Internet e segurança cibernética.

A tecnologia da informação tem sido um ponto crítico nas relações da China com os Estados Unidos e países europeus que, em alguns casos, proibiram produtos chineses por razões de segurança. O Brasil, porém, tem interesse em atrair investimentos chineses nessas áreas, mesmo com a desconfiança do governo americano que nos últimos anos tentou impedi-lo de comprar equipamentos 5G da gigante de telecomunicações Huawei Technologies Co Ltda.

Em entrevista à Reuters, o assessor de política externa de Lula, Celso Amorim, disse que o Brasil não vetará a instalação de uma fábrica chinesa de semicondutores no Brasil e tem interesse em desenvolver a tecnologia em cooperação com a China.

Na grande quantidade de MoUs, a China e o Brasil concordaram em “explorar mecanismos para promover a cooperação bilateral em pesquisa científica e tecnológica e inovação industrial”.

Isso envolveria atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento entre instituições públicas, privadas e acadêmicas, e o intercâmbio de cientistas e trabalhos científicos.

Na quinta-feira, Lula visitou o centro de pesquisa da Huawei em Xangai e foi informado sobre sua tecnologia, experimentando também seu headset de realidade virtual.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.