Manaus, 02/02/2023

Brasil

Brasil tem mais assexuados do que bis, gays e lésbicas, diz pesquisa da USP

Brasil tem mais assexuados do que bis, gays e lésbicas, diz pesquisa da USP
02/12/2022 11h50

Há mais assexuais no Brasil do que bissexuais, gays e lésbicas juntos. Isso é o que diz o levantamento divulgado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP), e publicado na revista científica ‘Nature Scientific Reports’.

Ao todo, 6 mil pessoas maiores de 18 anos foram entrevistadas em 129 cidades das cinco regiões do Brasil.

Brasil tem mais assexuados

O percentual corresponde a 19 milhões de brasileiros, segundo os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre o total de 12%, pouco mais de 5% são assexuais, 2,12% são bissexuais, 1,37% é gay, 0,93% lésbica, 0,68% é transgênero e 1,18% são de pessoas não-binárias.

A pesquisa fez o mapeamento a partir de uma amostra representativa da população, similar ao método utilizado nas pesquisas eleitorais, por exemplo.

Esse tipo de levantamento é inédito na América Latina e mostra um passo adiante na evolução das pesquisas voltadas à comunidade LGBTQIAP+.

Os resultados batem de frente com a pesquisa do próprio IBGE, que aponta que 1,2% da população se declara gay e 0,7% bissexual.

Neste caso, as identidades trans não fizeram parte do levantamento, tampouco a assexualidade, que já é muito invisibilizada dentro da própria comunidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.