02/11/2018 12h30
Bulgária, Sérvia, Grécia e Romênia anunciaram nesta sexta-feira (2) a intenção de apresentar uma candidatura conjunta para sediarem a Copa do Mundo de 2030.
A iniciativa dos países balcânicos foi anunciada em entrevista coletiva no balneário de Varna, na Bulgária, pelo primeiro-ministro do país, Boiko Borisov, após uma reunião com os premiês de Grécia e Romênia, Alexis Tsipras e Viorica Dancila, respectivamente, e com o presidente sérvio, Aleksandar Vucic.
Borisov armou que a Bulgária mostrou neste ano ser capaz de organizar uma grande competição internacional esportiva, citando como exemplo o fato de ter sido uma das sedes, junto com a Itália, do Campeonato Mundial masculino de vôlei.
Detalhes concretos da possível candidatura conjunta para 2030 não foram revelados, mas a imprensa búlgara destacou hoje que o país ainda não tem estádios que cumpram os padrões da Fifa para serem usados em uma Copa.
Em setembro, Borisov tinha declarado a intenção de destinar 50 milhões de euros de verbas públicas para a construção de um novo estádio nacional.
A disputa para sediar a Copa do Mundo de 2030 ainda não foi aberta, mas já conta com uma candidatura extraocial, também conjunta, de Argentina, Paraguai e Uruguai.
Fonte: Agência EFE