Manaus, 13/05/2025

Brasil

Cacique passa por audiência de custódia, e STF mantém prisão

Cacique passa por audiência de custódia, e STF mantém prisão
14/12/2022 14h45

O cacique José Acácio Tserere Xavante passou por audiência de custódia nesta terça-feira (13), no STF (Supremo Tribunal Federal), e teve sua prisão temporária de dez dias mantida. Assim, o líder indígena e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) permanecerá no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

A detenção ocorreu por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República.

O órgão afirma que Tserere estaria “se utilizando da sua posição de cacique do povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição” do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros do Supremo.

– A restrição da liberdade do investigado, com a decretação da prisão temporária, é a única medida capaz de garantir a higidez da investigação – completou Moraes em sua decisão.

A detenção do cacique provocou uma onda de protestos em Brasília na noite da última segunda-feira (12). Os atos tiveram registro de incêndios de ônibus e carros. Tanto a prisão quanto os protestos ocorreram no mesmo dia da diplomação de Lula e Geraldo Alckmin no TSE.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.