Manaus, 13/05/2025

Brasil

Caixa deve retomar consignado para Auxílio Brasil, diz presidente do banco

Daniella Marques, presidente da Caixa.
(Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
Daniella Marques, presidente da Caixa. (Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
09/11/2022 16h20

A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou nesta quarta-feira (9) que o banco deve retomar as concessões de crédito consignado para as pessoas que recebem o Auxílio Brasil.

A Caixa havia suspendido a oferta do crédito na última sexta-feira (4), após dizer que faria a pausa para processar a folha de pagamento federal. A presidente da instituição financeira destacou nesta manhã que o empréstimo consignado será retomado assim que a Dataprev concluir o processamento da folha.

A oferta de crédito consignado aos beneficiários do programa social de R$ 600 do governo federal foi anunciada no início de outubro. O valor máximo da prestação do empréstimo é de até 40% do valor do benefício, e conta com taxas de juros anuais de 3,5% e prazo de pagamento de até dois anos.

A medida foi criticada por especialistas, que dizem que os beneficiários poderiam se complicar com os juros embutidos e, assim, criar dívidas.

Também em outubro, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que a Caixa suspendesse o empréstimo consignado. Foi solicitado pareceres, notas técnicas, resoluções e decisões colegiadas que tratem sobre os critérios de concessão aos beneficiários do Auxílio Brasil. A Corte também solicitou informações referentes às taxas de juros, à rentabilidade, à inadimplência esperada e à aprovação da linha de crédito relativa ao empréstimo.

Marques fez um pronunciamento para “esclarecer” questões sobre o crédito que haviam sido noticiadas, e destacou que sua oferta está no Estatuto da Caixa e, portanto, é legítimo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.