Manaus, 19/08/2022

Amazonas

Candidatos ao governo do Amazonas em 2022: veja lista

TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica
04/08/2022 11h50

Em meio ao período das convenções partidárias, os diretórios regionais estão em fase de oficialização das candidaturas ao governo do Amazonas nestas eleições. O 1º turno do pleito está marcado para o dia 2 de outubro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm até sexta-feira (5) para definir seus candidatos em convenções, evento partidário em que os políticos divulgam suas candidaturas.

A lista abaixo será atualizada na medida em que as conversões partidárias sejam realizadas e as candidaturas sejam oficializadas.

Confira, em ordem alfabética, os candidatos ao governo do Amazonas

Amazonino Mendes (Cidadania)

 

Amazonino Armando Mendes foi oficializado como candidato pelo Cidadania no dia 30 de julho. O candidato tem 82 anos, nasceu em Eirunepé, no interior do estado.

O político já foi governador do estado por quatro mandatos (1987-1990; 1995-2003; 2017-2018), e prefeito de Manaus em três ocasiões (1983-1986; 1993-1994; 2009-2013). Ele também já ocupou uma cadeira no Senado, em 1991. O pré-candidato já passou por nove partidos, e recentemente se filiou ao Cidadania.

Carol Braz (PDT)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou a candidatura de Carol Braz ao governo do Amazonas, em convenção partidária na noite do dia 1º de julho.

Carol Braz é defensora pública e ex-secretária de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

Ela é natural de Manaus e formada em Direito pela UFAM. É ex-juíza e foi presidente municipal do PSC em Manaus, antes de se filiar ao PDT.

Nair Blair (AGIR)

A empresária Nair Blair nasceu em Manaus e tem 51 anos. Ela encabeça a chapa puro-sangue do Partido Agir, antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), e vai disputar pela primeira vez o governo do Amazonas.

O nome da empresária foi confirmado durante convenção realizada no domingo (24), no Hotel Da Vinci, em Manaus. O partido lançou o presidente do partido no Amazonas, Peter Miranda, como candidato ao Senado, e mais 25 candidatos a deputado estadual e nove à Câmara Federal.

Nair Belo ficou conhecida nacionalmente durante o processo que levou a cassação da chapa que elegeu o ex-governador José Melo e o vice, Henrique Oliveira, em 2014.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Ricardo Nicolau será o representante do Solidariedade na disputa pelo governo do Amazonas. A convenção do partido aconteceu no dia 31 de julho.

Com 25 anos de vida pública e larga experiência como gestor tanto no setor público quanto no privado, Ricardo Nicolau ingressou na política em 1996.

Ele já foi vereador de Manaus e, atualmente, cumpre o quinto mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Casa que presidiu entre os anos de 2011 e 2012.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.