Manaus, 15/08/2022

Amazonas

‘Capacita Envira’ levará conhecimento a produtores para fortalecer mercado da farinha

‘Capacita Envira’ levará conhecimento a produtores para fortalecer mercado da farinha
11/07/2022 15h50

Levar a farinha produzida em Envira da subsistência para o mercado externo. Esse é o objetivo do ‘Capacita Envira’, evento promovido pela prefeitura do município e o Sebrae Amazonas a partir desta terça-feira, 12/7, com treinamentos aos produtores na cidade e em três comunidades rurais. A capacitação será focada no aperfeiçoamento da produção e comercialização da farinha.

O evento terá início a partir das 8h30, no Auditório do Centro de Eventos e Negócios Agropecuários (Cena), com o Seminário da Farinha de Envira. Inicialmente, cerca de 150 produtores são esperados nesta atividade. A programação segue com oficinas de boas práticas de produção de farinha nas comunidades Queimada, São Francisco e Espinheiro.

Entre os dias 26 e 28, às 13h, o Auditório de Cena oferecerá curso de atendimento ao cliente. E de 25 a 29 de julho, no mesmo local, às 18h, os produtores terão curso de gestão financeira. O número de vagas nas oficinas é limitado.

De acordo com informações do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que apoia o evento, Envira conta com 130 casas de farinha e produção atual estimada em 1.557 toneladas.

O gestor do Projeto de Atendimento ao Territorial do Juruá, Leonardo Medeiros, explica que o objetivo do evento é transferir know-how a partir de experiência similar na região de Tefé e proximidades. “A partir dessa parceria, vislumbramos que os produtores possam se beneficiar com esse conhecimento e haja um aperfeiçoamento do processo, com boas práticas de manipulação do produto, mercado e parcerias”, destacou Leonardo.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento em Envira, Romulo Mattos, o seminário e as oficinas deverão sensibilizar o produtor e estimulá-lo ao empreendedorismo. “Queremos dar uma visão ampla da importância dele depois da pandemia, do quanto é importante ele colocar o alimento de qualidade na mesa das pessoas, com a vertente do socialmente justo, ambientalmente correto e o economicamente viável”, destacou.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Sebrae através do número 0800-570-0800, que também atende via WhatsApp.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.