Manaus, 21/05/2022

Amazonas

‘Castramóvel’ realiza primeiros atendimentos no interior do Amazonas, em Autazes

‘Castramóvel’ realiza primeiros atendimentos no interior do Amazonas, em Autazes
23/03/2022 15h50

A Unidade Móvel de Castração administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) começou a realizar os primeiros atendimentos no interior do Amazonas. O primeiro município a receber o “castramóvel” é Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), onde a expectativa é castrar 122 animais até o sábado (26/03).

“Esse é um passo muito importante da agenda do Castramóvel, que começa agora a atender os interiores. Há uma demanda grande, tanto nos municípios como na capital, mas é de extrema importância aumentar a abrangência desse serviço tão importante para a saúde pública como um todo”, disse Vanessa Menezes, assessora técnica da Assessoria de Bem-Estar Animal (Assbea) da secretaria.

Em Autazes, a equipe da Assbea iniciou o mutirão de esterilização no sábado (19/03), a partir de um levantamento iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município, que realizou o cadastro prévio dos moradores interessados pelo serviço na localidade. Na ocasião, 66 animais foram castrados.

O serviço no município continua neste fim de semana. Tutores que já realizaram o cadastramento junto à Semsa de Autazes devem procurar o Castramóvel, localizado no Ginásio Poliesportivo Juca Siqueira, na rua Francisco Barroncas, 142, até as 9h deste sábado (26/03).

Os cadastrados deverão comparecer com o animal em jejum de oito horas e portando documentos de identificação – RG e CPF. O animal será liberado no mesmo dia do procedimento, quando receber alta do veterinário. Só serão atendidos animais que já estavam cadastrados. Não haverá possibilidade de reagendamento ou cadastro de novos animais.

A ação é realizada com o apoio do Projeto Upinhavet, iniciativa da deputada estadual Joana Darc junto à Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Prefeitura e Câmara Municipal de Autazes também apoiam a ação.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.