Manaus, 25/04/2024

Cidade

Central de Medicamentos recebe reforço de insumos de intubação para unidades de saúde

Central de Medicamentos recebe reforço de insumos de intubação para unidades de saúde
16/01/2021 09h00

Um total de 40,5 mil unidades de medicamentos hospitalares utilizados na intubação de pacientes foi recebido pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), nesta quinta-feira (14/01). A remessa faz parte dos insumos entregues pelo Ministério da Saúde. A Cema está realizando a compra emergencial dos insumos de forma preventiva, diante do aumento de consumo.

Foram recebidos nesta tarde 3 mil unidades de Atracúrio, 3 mil de Rocurônio, 16 mil de Fentanil (10ml), 1 mil de Suxametônio, 10 mil de Midazolam (10ml) e 7,5 mil de Propofol.

Os medicamentos fazem parte do chamado “kit de intubação”, composto , ao todo, por 19 medicamentos com funções como bloqueadores neuromusculares, reversores, sedativos, entre outros. Todos os remédios são padronizados pelo Estado e distribuídos pela Cema para todas as unidades de saúde, tanto da capital quanto do interior do Amazonas.

“A demanda por esses remédios aumentou bastante nas últimas semanas, tendo em vista o aumento de internações e pacientes necessitados de intubação, mas estamos trabalhando para evitar qualquer risco de desabastecimento”, pontuou o coordenador da Cema, Cláudio Nogueira.

Ao todo, o estoque da Central de Medicamentos do Amazonas concentra, atualmente, a quantidade de 486.803 unidades de medicamentos utilizados em intubação. Com as entregas do Ministério da Saúde desta quinta (14/01), o número de aquisições deve subir para 527,3 mil.

Em virtude do crescimento da demanda, a Central de Medicamentos também realizou uma chamada emergencial para a aquisição e entrega imediata de 6 mil ampolas de Rocurônio (5 ml) e 6 mil de Pancurônio (2 ml). O Registro de Dispensa de Licitação foi feito nesta sexta-feira (15/01).

via assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.