Manaus, 13/05/2025

Cidade

CENTRO DE ARTES APRESENTA COLEÇÃO THIAGO DE MELLO

Poeta Thiago de Mello Foto:Divulgação
Poeta Thiago de Mello Foto:Divulgação
11/10/2018 08h00

Parte do acervo de artes visuais do poeta e escritor amazonense Thiago de Mello estará exposta a partir desta quinta-feira, 11/10, na Galeria do Centro de Artes da Ufam (Caua), localizada na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.

Com curadoria da professora e museóloga da Ufam, Regina Vasconcelos, foram selecionadas obras de Jair Jacqmont, Fernando Fiúza, Turenko Beca, Carlito Rodrigues, Adamir Satere, Inaldo Medeiros, Hector Herrera, Manduka, entre outros.

A exposição ‘Coleção Thiago de Mello’ ficará aberta ao público até o dia 9/11, de segunda a sexta, de 8h às 12h, e de 14h às 16h30, e chama a atenção não só para a memória do poeta, como também é uma oportunidade de atrair estudiosos e o público em geral para novos campos de estudos e pesquisas no que concerne às artes visuais no Estado do Amazonas.

A Coleção

Na sua trajetória de vida como adido cultural, escritor e poeta, Thiago de Mello constituiu uma admirável coleção bibliográfica, iconográfica e de artes plásticas. Em 2009, o Ministério da Cultura (MinC), no desejo de criar na capital amazonense um espaço de fomento à informação e à cultura, dedicado à memória de Thiago de Mello, adquiriu parte da coleção pessoal do poeta, por meio do Programa Mais Cultura, celebrando um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a então Fundação Djalma Batista.

Passados sete anos, apesar dos esforços em dar continuidade ao projeto de criação do espaço dedicado ao poeta, não foi possível concretizar a ideia. Desse modo, toda a coleção adquirida pelo MinC, cerca de dez mil itens, entre documentos, material bibliográfico e iconográfico, condecorações, troféus e obras de artes visuais foram doados para a Ufam, conforme previsto no Acordo de Cooperação Técnica. Hoje a coleção se encontra salvaguardada na Biblioteca Setorial do Museu Amazônico e no Centro de Artes, ambos órgãos suplementares da Ufam.

Ao Caua coube o acervo de artes visuais. São cem obras, entre pinturas, gravuras, serigrafias, aquarelas e desenhos de diferentes artistas nacionais e internacionais, sobretudo amazonenses, e da America Latina, tais como Moacir de Andrade, Jair Jacqmont, Fernando Fiúza, Turenko Beca, Carlito Rodrigues, Adamir Satere, Inaldo Medeiros, Hector Herrera, Manduka, entre outros. A incorporação das obras da Coleção Thiago de Mello ao acervo de artes visuais do Caua viabilizou não só a preservação da memória do poeta como também corrobora para o fomento de estudos, pesquisas e promoção das artes visuais no Estado do Amazonas.

Coletadas na residência do poeta Thiago de Mello, às margens do Rio Andirá, no município de Barreirinha, Amazonas, as obras encontram-se muito fragilizadas devido ao longo período de exposição à luz e à umidade na casa do poeta, e precisam, na sua grande maioria, de intervenções de restauro. Com as obras já inventariadas e disponíveis para pesquisas, o Caua se encontra aberto a parcerias técnicas, para a realização dos restauros necessários.

Para mais informações, os telefones e e-mail para contato são (92) 3305-5150, 3305-5183 e [email protected].

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.