Manaus, 18/05/2024

Economia

CHINA BUSCA REINICIAR A ECONOMIA AO COMBATER SURTOS 

CHINA BUSCA REINICIAR A ECONOMIA AO COMBATER SURTOS 
12/02/2020 10h28

As principais autoridades chinesas aprovaram uma estratégia ampla para tentar controlar o surto de coronavírus enquanto reiniciam a produção econômica, informaram as agências de notícias estatais na noite de quarta-feira. As ordens emitidas aos líderes provinciais e municipais incluíram exortações para combater o vírus, juntamente com movimentos de política econômica bastante específicos.

Por exemplo, o presidente Xi Jinping ordenou que reduções de impostos fossem elaboradas e efetivadas. O primeiro-ministro Li Keqiang, o segundo oficial do país e o gabinete do país ordenaram o início dos principais projetos de construção em todo o país o mais rápido possível.

As empresas estatais foram instruídas a cortar aluguéis. Os bancos foram instruídos a manter as taxas de juros baixas.

Os governos das cidades foram instruídos a garantir que os trabalhadores que fossem para casa no feriado do Ano Novo Lunar pudessem alcançar seus empregos; quarentenas municipais impediram que grande parte da força de trabalho migrante do país voltasse.

Os dois órgãos políticos mais poderosos da China – o Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista e o gabinete de ministros do governo – estavam realizando reuniões nos últimos dois dias, e cada um emitia ordens semelhantes. Ambos os grupos produziram indícios do que muitos economistas esperam que seja um programa de estímulo bastante amplo nas próximas semanas e meses para compensar o impacto da epidemia na economia.

O feriado de uma semana do Ano Novo Lunar já se estendeu por quase três semanas, com uma grande variedade de fábricas, lojas, restaurantes e outros negócios fechados.

Mas nenhum dos anúncios abordou diretamente o difícil ato de equilíbrio que a China enfrenta agora: como colocar mais de 700 milhões de trabalhadores de volta ao trabalho sem reunir grandes grupos de pessoas que poderiam permitir a propagação do vírus.

O mais próximo que alguém chegou de lidar com essa tensão foi um decreto do gabinete que províncias e cidades com poucos casos de doenças deveriam se concentrar em reiniciar a produção, enquanto os líderes da província de Hubei e sua capital, Wuhan – que tiveram a maior parte dos casos e as mortes – devem continuar se concentrando no combate ao surto.

O governo municipal de Xangai anunciou separadamente na quarta-feira que estava trabalhando com empresas estrangeiras para ajudá-las a reiniciar a produção.

 

Com informações do site The New York Times

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X