Manaus, 28/03/2024

Mundo

Chineses realizam exercícios militares em larga escala em torno de Taiwan

Chineses realizam exercícios militares em larga escala em torno de Taiwan
09/01/2023 15h50

A China enviou 28 aviões de guerra através do Estreito de Taiwan no domingo (8), enquanto Pequim conduzia seus primeiros exercícios militares em larga escala ao redor da ilha este ano, disse o Ministério da Defesa de Taiwan.

Os 28 aviões do Exército de Libertação do Povo (PLA) estavam entre os 57 avistados perto de Taiwan, disse o ministério, acrescentando que foram incluídos caças J-10, J-11, J-16 e Su-30, bombardeiros H-6, três drones e um dos primeiros aeronaves de alerta e reconhecimento.

Taiwan encarregou aeronaves, embarcações navais e sistemas de mísseis baseados em terra para responder às atividades chinesas, segundo o ministério.

Um mapa fornecido pelo ministério mostrou aeronaves do PLA cruzando a linha mediana em sete lugares de norte a sul e voando pela Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ) ao sul da ilha, depois virando ligeiramente para o norte a leste da linha.

Uma declaração do Comando de Teatro do Leste do PLA disse que suas forças se engajaram em exercícios de combate em Taiwan no domingo.

“O exercício concentrou-se em ataques terrestres, marítimos e outros assuntos, com o objetivo de testar a capacidade de combate conjunta das tropas e combater resolutamente os atos conspiratórios e provocativos das forças externas e das forças separatistas da ‘independência de Taiwan’”, segundo um comunicado publicado no estatal China Military Online.

O Partido Comunista da China vê Taiwan – uma ilha democraticamente governada de 24 milhões de habitantes – como parte de seu território, apesar de nunca tê-la controlado. Promete há muito “reunificar” a ilha com o continente chinês, à força, se necessário.

O exercício de combate segue um semelhante em 25 de dezembro, no qual o PLA enviou 47 aeronaves através da linha mediana do Estreito de Taiwan de um total de 71 que foram avistados ao redor da ilha, de acordo com o Ministério da Defesa de Taiwan.

Navio de guerra dos EUA transita pelo Estreito de Taiwan

Os exercícios militares da China no domingo ocorreram três dias depois que um contratorpedeiro da Marinha dos EUA transitou pelo Estreito de Taiwan em uma operação de “liberdade de navegação”, a primeira viagem desse tipo relatada pela Marinha dos EUA este ano.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.