‘CIDADE INTELIGENTE E INDÚSTRIA VERDE’ SÃO TEMAS DE DISCUSSÃO ENTRE BRASIL E TAIWAN EM BRASÍLIA

Modelos de cidades inteligentes são uma realidade cada vez mais próxima. O assunto é tema de um seminário que apresenta as oportunidades de parcerias do Brasil com Taiwan (República da China), intitulado “Cidade Inteligente e Indústria Verde”, debatido no auditório do Palácio do Comércio, em Brasília.

Na abertura, o presidente da Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comercio e Serviços (Cdeics) e deputado Bosco Saraiva – Solidariedade /AM, destacou a relação comercial entre os países, especialmente neste momento em que o Brasil e Taiwan tanto necessitam de investimentos.

“Uma oportunidade real de negócios a partir deste novo nicho que surge no mundo, com as tecnologias mais avançadas, com as cidades inteligentes, sendo implantadas externamente em locais estratégicos, para grupos que pensam no futuro e que preservam o meio ambiente, ou trabalham para recuperar o passado degradado”, avaliou o presidente da Cdeics, Bosco Saraiva.

Zona Franca Verde

Com o avanço da inovação e do desenvolvimento tecnológico, o presidente da Cdeics lembrou que Taiwan está presente e bem representada em Manaus, no Amazonas. Bosco evidenciou ainda que, a Zona Franca de Manaus tem um polo industrial que conta com quase 500 empresas não poluentes e que exporta um dos principais produtos de consumo hoje.

“A Zona Franca de Manaus foi fundada há 50 anos e durante estes anos, o povo do Amazonas soube usar ZFM para preservar o que há de mais valioso para o planeta, que é a floresta Amazônica. Nosso povo preservou 97% da floresta em pé. É a floresta que faz chover no Cerrado e produzir a soja que alimenta boa parte do mundo, inclusive a Ásia”, contou.

Durante o discurso, Bosco Saraiva destacou que a ZFM não é apenas um polo de incentivos ficais, mas um projeto de desenvolvimento regional dentre todos, o de maior sucesso, que esse país já implantou.

Representatividade

Participaram do evento, o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Pedro de Brites, o representante do Escritório Econômico e Cultural de Taipei, Brasília, Her Jian Gueng, a diretora do Taiwan Trade Center do Brasil/TAITRA, Rachel Lu e o gerente de negócios do Taiwan Trade Center do Brasil, Suen Sik Lung, o diretor da Advantech Mario Franco, o gerente de Novos Negócios da Fiscal Tech, Túlio Biasoli Alves e o gerente Linha de financiamento à importação do Banco Santander, Iran Oliveira.