]

Manaus, 27/07/2021

Brasil

Cientistas acham 200 remédios que podem agir contra Covid

Cientistas acham 200 remédios que podem agir contra Covid
01/07/2021 21h40

Com a ajuda de um programa de computador, pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram 200 medicamentos que podem funcionar no tratamento da Covid-19. Da lista, 40 remédios já estão sendo submetidos a estudos clínicos.

estudo foi publicado nesta quarta-feira (30), na revista científica Science Advances.

O modelo de computador utilizado foi alimentado com um mapa das proteínas envolvidas na infecção pelo vírus, incluindo aquelas que ajudam o vírus a entrar nas células e as geradas em consequência da doença da Covid-19, e cruzou as informações com os dados de 2 mil medicamentos aprovados para uso e seu funcionamento. Dessa forma, os medicamentos foram classificados quanto a um possível papel na luta contra a infecção pelo novo coronavírus: alguns deles funcionariam contra a replicação viral e outros estimulariam a resposta imunológica.

Alguns remédios foram testados, em laboratório, em células derivadas de humanos e primatas, e apresentaram bons resultados.

– Nosso estudo obteve informações inesperadas sobre os mecanismos por trás da Covid-19, e nos mostrou algumas drogas promissoras que podem funcionar para tratar ou prevenir a infecção. Usamos uma abordagem baseada em dados, essencialmente permitindo que algoritmos de inteligência artificial interrogassem bancos de dados, e depois validamos nossas descobertas em laboratório, confirmando o poder dessa abordagem – disse Namshik Han, um dos cientistas responsáveis pelo estudo.

Estudos clínicos mostrarão se os remédios têm eficácia comprovada em seres humanos.