Manaus, 19/04/2024

Mundo

Cinco feridos em explosões abalam base aérea russa na Crimeia anexada

Cinco feridos em explosões abalam base aérea russa na Crimeia anexada
09/08/2022 15h30

Explosões abalaram uma base aérea russa perto de resorts à beira-mar na península anexada da Crimeia nesta quinta-feira, ferindo cinco pessoas, segundo autoridades locais, no que Moscou atribuiu a detonações em histórias de munição.

Testemunhas locais disseram à Reuters que ouviram pelo menos 12 explosões por volta das 15h20 (horário local) da base aérea de Saky, perto de Novofedorivka, na costa oeste da Crimeia. Eles descreveram uma explosão final cerca de 30 minutos depois como a mais alta.

Até agora, a Crimeia foi poupada dos intensos bombardeios e combates de artilharia que ocorreram em outras áreas do leste e sul da Ucrânia desde 24 de fevereiro, quando o presidente Vladimir Putin ordenou que forças armadas russas entrassem na Ucrânia – incluindo algumas baseadas na península.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que a “detonação de vários depósitos de munição de aviação” causou uma explosão, informaram agências de notícias russas, mas que não houve feridos.

O governador russo da Crimeia, Sergei Aksyonov, postou um vídeo em seu canal Telegram próximo à base.

“As equipes de ambulância estão trabalhando no local… é muito cedo para falar sobre as vítimas”, disse ele. “Entre a população civil, ninguém foi internado no hospital para tratamento médico.”

Ele disse que uma zona de exclusão de cinco quilômetros foi estabelecida ao redor do local e que as autoridades locais estavam monitorando os incêndios.

O Ministério da Defesa disse que não houve nenhum tipo de ataque e que nenhum equipamento de aviação foi danificado. Moscou disse que outras medidas estão sendo tomadas para estabelecer as causas.

A base fica perto dos balneários de Novofedorivka e Saky, mas a associação russa de turismo ATOS disse que não parece ter sido afetada pelas explosões. No entanto, os moradores relataram congestionamento nas estradas que saem da costa.

Vários vídeos tirados das praias foram postados nas redes sociais, mostrando enormes nuvens de fumaça subindo ao céu à distância. Os vídeos não puderam ser verificados imediatamente.

Novofedorivka e Saky ficam a cerca de 50 km (30 milhas) ao norte do porto de Sebastopol, sede da Frota Russa do Mar Negro, que Moscou alugou de Kyiv por décadas antes de tomar e anexar toda a península da Ucrânia em 2014, em um movimento não reconhecido pelo maioria dos outros países.

Fonte: Reuters

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.