]

Manaus, 19/09/2021

Amazonas

CMA terá solenidade de passagem de Comando na sexta-feira (10)

Foto: Reprodução/internet
Foto: Reprodução/internet
06/09/2021 15h31

MANAUS (AM) – Nesta sexta-feira, 10 de setembro de 2021, às 9h, ocorrerá no Quartel-General do Comando Militar da Amazônia (CMA) a solenidade de Passagem de Comando do General Estevam Cals THEOPHILO Gaspar de Oliveira ao General Achilles FURLAN Neto.

Natural de Itapira (SP), o General Furlan exercia o cargo de Comandante da 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre – RS. Incorporou às fileiras do Exército em 1978, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende-RJ. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma Infantaria em 15 de dezembro de 1984. Como Oficial-General, desempenhou as funções de Comandante da Aviação do Exército, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e chefe da 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.

A solenidade se inicia com a inauguração do retrato às 9h do Comandante substituído, na Galeria dos Eternos Comandantes e logo após, será a cerimônia de Formatura para a Passagem de Comando do CMA.

O CMA é responsável pela atuação da Força Terrestre nos estados que compõem a Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. É o Comando Militar de Área Estratégico, na região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, com mais de nove mil quilômetros, fazendo limite com cinco países amigos. O CMA foi criado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, a partir do decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, e
inicialmente foi sediado em Belém do Pará, treze anos depois (1969) houve a transferência para a Capital Amazonense.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.