Manaus, 06/10/2022

Amazonas

CNH Social: 15 mil convocados em nova chamada têm últimos dias para matrícula

CNH Social: 15 mil convocados em nova chamada têm últimos dias para matrícula
23/09/2022 15h10

Os aprovados na 5ª fase do projeto CNH Social, do Departamento Nacional de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), devem atentar para o prazo final de matrícula no projeto. Na capital, o processo segue até o dia 08 de outubro e, no interior, até o dia 27 deste mês. Ao todo, 15 mil pessoas foram contempladas, sendo 10 mil em Manaus e as outras 5 mil no interior.

Para formalizar o processo é necessário que o candidato entregue os documentos solicitados conforme agendamento prévio no site detrancidadao.am.gov.br. Em Manaus, o procedimento é realizado na sede do órgão, localizado na avenida Mario Ypiranga, Adrianópolis, zona centro-sul. No interior, os documentos podem ser entregues nos Postos de Atendimento Descentralizado (PADs).

Nos municípios onde não houver postos do Detran, os selecionados devem consultar o local de entrega, também disponível no site. É necessário apresentar um documento de identificação com foto (RG ou CNH), comprovante de residência, título de eleitor e duas fotos 3×4.

“Os candidatos encontram no site do Detran Cidadão a data, o local e hora que eles precisam comparecer para entregar a documentação. Após a entrega dos documentos inicia-se o processo com o psicotécnico, o exame de vista e, em seguida, as aulas na autoescola”, explicou o diretor-técnico do Detran, David Fernandes.

Ao todo, o projeto estadual já contemplou 25 mil condutores nas 62 cidades amazonenses, sendo 11,5 mil na capital e 13,5 mil no interior. Por meio da iniciativa, as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou, ainda, adicionar uma nova categoria, de forma gratuita.

“Hoje a habilitação não é apenas um luxo, não é apenas sobre ter o direito de dirigir ou passear, e sim para trabalhar. Existem as pessoas que trabalham como aplicativo, por exemplo, que não tinham condições financeiras para tirar a habilitação e o Governo do Estado deu essa oportunidade para o cidadão”, completou.

As vagas que não foram preenchidas dentro do prazo estipulado serão ocupadas pela segunda lista de aprovados.

Detran Cidadão

Lançado pelo governador Wilson Lima em novembro de 2021, o “Detran Cidadão” deve beneficiar, até 2023, mais de 300 mil pessoas de baixa renda.

Ao todo, o programa estadual contempla os projetos “CNH Social”; “Motociclista Legal”, com a oferta de capacitações gratuitas e entrega de capacetes e coletes para motaxistas e motofretistas; além da “CNH na escola” que leva para os alunos do ensino médio da rede estadual o curso teórico de legislação no trânsito.

Confira a lista de convocados

Convocados-CNH-Social-capital

 

 

Convocados-CNH-Social-interior

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.