Manaus, 19/04/2024

Brasil

Comandante do Comando Conjunto Uiara verifica Apronto Operacional das tropas da 16° Brigada de Infantaria de Selva para Operação Ágata

<strong>Comandante do Comando Conjunto Uiara verifica Apronto Operacional das tropas da 16° Brigada de Infantaria de Selva para Operação Ágata</strong>
06/05/2023 14h00

No dia 05 de maio, o Comandante Conjunto Uiara, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, verificou o Apronto Operacional da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), em Tefé(AM), no contexto da Operação Ágata, que acontece na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru).

Durante a ação, foram verificadas as condições do material das tropas do Comando de Fronteira Japurá e a capacidade operacional dos militares do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS). O Comandante do 17º BIS, Tenente-Coronel Ronaldo Baeta Nogueira, apresentou a manobra que será realizada pelo Batalhão.

“Não importa se somos soldados, marinheiros ou aviadores. Somos todos combatentes e lutamos pela soberania da Amazônia”, destacou o Vice-Almirante Lobo durante o Apronto Operacional.

Durante a inspeção, foram conferidas as embarcações que conduzirão as tropas do Exército pelos rios da Amazônia, no Terminal Fluvial. Aproximadamente 6.500 quilômetros devem ser navegados, transportando homens, alimentos, medicamentos, equipamentos e combustível.

A Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara – é uma operação interagências, coordenada pelo Ministério da Defesa, que visa combater os crimes transfronteiriços e ambientais. Executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, acontece em cooperação com órgãos de segurança pública e fiscalização federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

Durante a operação estão previstas Ações de Assistência Hospitalar (ASSHOP) e Ações Cívico-Sociais (ACISO) a serem realizadas em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.