Manaus, 17/05/2024

Amazonas

COMPOSITOR AMAZONENSE LANÇA ÁLBUM NA EMBAIXADA DO BRASIL EM PARIS

COMPOSITOR AMAZONENSE LANÇA ÁLBUM NA EMBAIXADA DO BRASIL EM PARIS
22/01/2019 11h33

A Embaixada do Brasil na França será o palco de grande apresentação, o concerto Métissage do artista amazonese Rosivaldo Cordeiro e Amarande Laffon. O evento terá a participação de dois grandes músicos franceses Thierry Moncheny e Anais Laffon.

O lançamento do novo álbum  de  Rosivaldo Cordeiro  será nesta terça-feira (22), na sala Villa Lobos na embaixada do Brasil em Paris, Rosival é o primeiro artista amazonense a conquistar esse espaço na França.

Métissage

O choro, considerado como a primeira música popular brasileira, nasceu no Brasil no século XIX, fruto da importante mistura de povos e culturas que ocorreu após a chegada dos imigrantes europeus no que era, na época, a mais rica das colônias portuguesas.

Quais são as origens desse gênero que o projeto Métissage, as origens do choro irá explorar: liderado por Rosivaldo Cordeiro e Amarande Laffon, dedicaram-se ao estudo dessa estética única, que combina danças europeias de salão, tais como polca, valsa, com danças e ritmos afro-brasileiros, como o lundu.

O programa inclui várias danças – a quadrilha, o schotish, valsa, polca, habanera, o tango brasileiro e lundu – compostas e executadas por músicos brasileiros do século XIX, mas também reconstruções de interpretações livres realizadas por “músicos de pau e corda” (cavaquinhos, violões e bandolins), instrumentistas dos primeiros grupos de choro.

Sobre Rosival Cordeiro e Amaranda Laffon

Rosivaldo Cordeiro é Maestro, multi-instrumentista brasileiro com título francês de talento e renome internacional, é ao mesmo tempo intérprete, compositor, arranjador e produtor musical. Originário de Manaus (Amazonas, Brasil) e representante cultural do estado do Amazonas na França, onde está instalado há três anos, lidera um projeto de intercâmbio multicultural entre a França e o Brasil chamado ConnexionArt.

Amarande Laffon, doutora em estudos gregos, formada pela Universidade de Paris Sorbonne, também formada em flauta no Conservatório de Emmanuel Chabrier em Clermont-Ferrand. Trabalharam juntos para pesquisar as origens do choro e suas interações com influências européias e africanas, apresentam os frutos de suas pesquisas na forma de uma conferência concerto, que combina abordagens musicais e musicológicas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X