Manaus, 25/04/2024

Mundo

Comunidade Tumbira participa do lançamento da plataforma Amazônia Stock

Comunidade Tumbira participa do lançamento da plataforma Amazônia Stock
28/05/2022 14h30

Como parte do plano de composição do quadro de colaboradores da plataforma Amazônia Stock, a consultoria amazonense Focus Design e Marketing (Focus DM) foi até a Comunidade Tumbira, localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, para lançar oficialmente o projeto da Amazônia Stock, plataforma de comercialização de imagens fotográficas genuinamente amazônicas. A plataforma irá abrigar trabalhos fotográficos produzidos por fotógrafos profissionais e amadores que tenham como tema aspectos diversos da Amazônia Legal e Internacional. A Focus DM foi contemplada pela seleção do Programa de Inovação Tecnológica – FINEP TECNOVA II, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, por meio do projeto Amazônia Stock.

O projeto, que é um banco de imagens social, propõe a comercialização das imagens por diferentes canais como: venda com tamanhos apropriados, tanto para grandes impressões ou uso em formato compacto para internet; agências de Publicidade e Design; editorial (livros didáticos, de arte, entre outros) e mercado de conteúdo para Redes Sociais. A Amazônia Stock irá armazenar e comercializar imagens da Amazônia Legal e Amazônia Internacional. Enquanto a plataforma não está on-line os interessados poderão fazer contato pelo e-mail [email protected].

Na ocasião do lançamento da plataforma, jovens da Comunidade Tumbira foram convidados a participar da plataforma Amazônia Stock como colaboradores. Além da apresentação do projeto os jovens participaram de uma oficina de técnicas e produção fotográfica com celular, para que as incorporem em seus trabalhos fotográficos e definam seus nichos temáticos de atuação na área da fotografia. A atividade é uma oportunidade de geração de renda para suas famílias e para a comunidade.

A plataforma Amazônia Stock vai selecionar e disponibilizar imagens amazônicas que retratam as belezas, os encantos e o cotidiano de homens e mulheres do Norte. O objetivo é estimular e incentivar a economia, gerando renda para comunidades ribeirinhas, povos tradicionais e para os habitantes do interior do Amazonas por meio da fotografia. Quando estiver em pleno funcionamento, a plataforma Amazônia Stock vai disponibilizar imagens amazônicas, retratando temas como: a natureza, o turismo, o artesanato, as pessoas, a fauna, a flora e a gastronomia da Amazônia. Cenas do dia a dia de quem vive e sente a Amazônia serão retratadas pela perspectiva de seus próprios nativos e/ou de seus admiradores de qualquer parte do mundo.

Para a jovem Maria Eduarda Garrido, 15 anos, que participou do projeto, essa é uma oportunidade para os jovens da comunidade mostrarem seu talento. “O projeto é sensacional, pois vai trazer experiência para os jovens da comunidade (Tumbira) e incentivar os adolescentes a perderem a vergonha e terem coragem de mostrar do que são capazes”, afirma a jovem.

Já para Vilson Sena da Silva, 40 anos, um dos pontos positivos do projeto é a geração de renda. “Eu vejo um ponto muito positivo, não só para mim, mas como para toda a comunidade em si, uma vez que vai agregar valores”. E contou como foi se descobrir fotógrafo. “Foi uma surpresa. A gente já tirava algumas fotos, mas adquirimos conhecimento mesmo quando veio o curso, desde a primeira vez, e a gente pode aprimorar as técnicas de fotografia”, relata Vilson.

De acordo com a diretora da Focus DM, Rozana Trilha, a plataforma será mais uma opção de empreendedorismo para esses jovens que estão sempre buscando o desenvolvimento de sua comunidade sem deixar de lado o tradicionalismo e sua ancestralidade. “A consultoria Focus escolheu a Comunidade Tumbira não apenas para dar oportunidade a esses jovens, mas por reconhecer seus talentos e a seriedade investida por eles em tudo o que diz respeito ao seu lar, à natureza e à Amazônia”, destacou a diretora.

Ricardo Tavares, diretor de criação da Focus DM, explica que há uma carência de imagens regionais no mercado fotográfico brasileiro e em bancos de imagens internacionais, possuindo pouca diversidade de produções fotográficas que retratam de forma diversa a floresta e sua cultura simbólica. “A Amazônia Stock quer suprir a demanda de imagens regionais e genuinamente amazônicas oferecendo ao mercado um modelo de negócio de impacto social. A plataforma Amazônia Stock vai iniciar sua curadoria de conteúdo por meio de implementação de oficinas de produção fotográfica com dispositivos móveis na região do Baixo Rio Negro, especialmente na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro”, afirmou Ricardo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.