Manaus, 10/05/2025

Cidade

Concessionária de energia registra mais de 600 ocorrências durante chuva desta terça-feira em Manaus

Chuva em Manaus — Foto: Bianca Fatim
Chuva em Manaus — Foto: Bianca Fatim
08/11/2023 10h00

Um total de 630 ocorrências emergenciais provocadas pela forte chuva que atingiu Manaus desde a madrugada desta terça-feira (7), foram registradas pela concessionaria Amazonas Energia. Os ventos fortes provocaram derrubadas de galhos de árvores sobre a rede de fiação, além de postes de energia elétrica e destelhamento de casas.

Apesar das ocorrências, a chuva que caiu sobre a cidade ajudou a dissipar a fumaça das queimadas e a qualidade do ar na região metropolitana apresentou uma melhora para a população.

Segundo o coordenador do Centro de Operação da Distribuição da Amazonas Energia, Ernesto Costa Diniz, desde o último domingo (5), as ocorrências emergenciais dispararam na concessionaria, em razão dos fortes temporais em Manaus.

“Praticamente todas as áreas foram afetadas. Temos várias ocorrências de postes caídos, redes (elétricas) no chão. Foi um temporal mais abrangente. No dia 5, foi mais concentrado na Zona Oeste. A gente costuma dizer que a chuva não é o problema. O problema é o vento, que causa efeito mais catastrófico”, completou Ernesto.

A Defesa Civil de Manaus registrou 10 ocorrências em distintas áreas da capital amazonense, sendo uma de deslizamento, uma de alagamento, uma de destelhamento, duas de risco de tombamento, duas de risco de desabamento, uma de risco de deslizamento e duas solicitações de vistoria.

Atendimento

A Amazonas Energia informou que priorizou os atendimentos em regiões que concentram unidades de atendimento em saúde e dobrou o número de equipes.

“Quando há risco, áreas com possibilidade de risco de morte, por exemplo, de rede elétrica partida no chão, é priorizado o atendimento. Às vezes, quando falamos em priorizar, não é restabelecer a energia. Quando tem rede partida no chão, faz-se o trabalho de isolamento. Depois, analisa a dimensão de impactos para adotar as medidas mais assertivas para os clientes”, disse.

O tempo médio de atendimento dessas ocorrências nesta terça está em 100 minutos. “Até o fim do dia é muito provável que o tempo médio chegue a 400 minutos. No domingo (5), chegamos a um tempo médio de 347 minutos”, disse o coordenador Ernesto.

Blecaute

Ainda no domingo, segundo Ernesto Costa Diniz, ocorreu um blecaute de aproximadamente quatro horas nas cidades de Manacapuru e Iranduba devido ao forte temporal, provocando um problema na linha transmissão que abastece as cidades.

Mais chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou alerta de previsão de chuvas intensas para Manaus com perigo potencial nesta terça (7).

O aviso iniciou por volta das 8h30 e é válido para até as 9h desta quarta-feira (8). A previsão é que haja chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.